24 de junho de 2023

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



No dia 6 de Tamuz, no ano de 1976 AEC, ocorreu o famoso e milagroso resgate de Entebbe. Um avião da Air France foi sequestrado por terroristas alemães e árabes. Os reféns judeus foram mantidos pelos terroristas no Aeroporto de Entebbe, na Uganda. Neste dia, eles foram resgatados por uma unidade de Comando Israelense. O único soldado israelense a falecer na operação foi o próprio comandante, Yoni Netanyahu, irmão mais velho do ex-primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

O QUE É O TANACH?


A palavra Tanach é um acrônimo formado pelas iniciais das suas três principais divisões: Torá (Pentateuco), Nevi’im (Profetas) e Ketuvim (Escritos)


O Tanach é o texto central do Judaísmo, constituindo a coleção de obras que formam a base da tradição religiosa judaica. A palavra Tanach é um acrônimo formado pelas iniciais das suas três principais divisões: Torá (Pentateuco), Nevi’im (Profetas) e Ketuvim (Escritos).

BAIRRO DO BOM RETIRO, O INÍCIO - POR ABRAHÃO GITELMAN


interior da Kehilat Israel, a primeira sinagoga de São Paulo, fundada em 1912

Embora no século XIX já se encontrassem, em São Paulo, judeus de várias procedências, a primeira instituição formalmente registrada foi a “Communidade Israelita de São Paulo”, em 21/01/1912. Instalada no Bom Retiro no ano seguinte, seus integrantes eram quase todos oriundos da Europa Oriental. Paralelamente, apresento abaixo aspectos históricos e geográficos do bairro que, certamente, tiveram importância para que nele se fixassem os integrantes desse segmento imigratório.