20 de outubro de 2018

7 CURIOSIDADES QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU SOBRE OS JUDEUS


Pessoas convertidas ao judaísmo foram incluídas no povo judeu e judeus convertidos à outras religiões foram excluídos do povo judeu durante séculos

Um judeu é um membro do grupo étnico e religioso originando nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. O grupo étnico e a religião judaica, a fé tradicional na nação judia, são fortemente inter-relacionados, e pessoas convertidas ao judaísmo foram incluídas no povo judeu e judeus convertidos à outras religiões foram excluídos do povo judeu durante séculos.
Bom, poucas pessoas sabem sobre os judeus, sobre os seus costumes, sobre as tradições, e  resolvemos fazer essa matéria com alguns fatos sobre os judeus. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 curiosidades que você nunca imaginou sobre os judeus:

OS JUDEUS DO BAIRRO DE MADUREIRA (RJ)


O renomado cineasta judeu Sílvio Tendler nasceu e cresceu no bairro de Madureira (RJ)

Considerado o coração do subúrbio carioca, o bairro reúne tudo o que há de melhor na cultura da cidade do Rio de Janeiro. Poucos sabem, mas o governador da Bahia, Jaques Wagner, é judeu de Madureira, assim como o cineasta Sílvio Tendler. Ambos se conheceram na sinagoga que existia no bairro. Sílvio Santos, também judeu e carioca, não é de Madureira, mas reza a lenda que começou a vida como camelô por lá. O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz carrega o bairro vizinho no nome, mas nasceu em Madureira. Ele conta que a maior característica da região é o respeito às diferenças.

18 de outubro de 2018

"ISOLADAS", FAMÍLIAS JUDIAS BUSCAM RECONHECIMENTO NA PARAÍBA


Hugo Borges (esq.) conduz estudo do Judaísmo na sala de sua casa em João Pessoa (PB)

Elas seguem a torá, o livro sagrado dos judeus, mas 35 famílias da Paraíba ainda buscam reconhecimento de autoridades religiosas em Israel. Até agora sem sucesso. O problema, segundo a Congregação Israelita Paulista (CIP), é que, para que um não judeu ou descendente distante faça parte da religião, é necessária uma comunidade preexistente para inseri-lo; o que não existe em cidades como João Pessoa e Campina Grande (a 132 km da capital).

16 de outubro de 2018

ENTREVISTA: NILTON BONDER - CJB - CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL (RJ)


Alma & política: “Nossas identidades são inclinações”, diz Nilton Bonder, que reflete sobre a dimensão política no plano individual

O escritor e rabino Nilton Bonder faz palestra seguida de sessão de autógrafos dia 3 de setembro na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, em Curitiba, para o lançamento de Alma & política (Rocco), seu livro mais recente. A visita de Bonder à capital paranaense acontece com o apoio da B’nai B’rith, organização judaica dedicada à disseminação da cultura, e do UniBrasil Centro Universitário.

14 de outubro de 2018

MEZUZÁ (מזוזה): NOSSA MAIOR PROTEÇÃO


A mezuzá (מזוזה) é colocada no lado direito do umbral da porta designando um lar judaico

O que é uma mezuzá (מזוזה) e qual seu significado no lar judaico? Um guia completo que explora o sentido da mezuzá, suas leis e como afixá-la em sua própria casa.'Uma mezuzá é um rolo de pergaminho, no qual o Shema é manuscrito por um sofêr, escriba experiente.
Uma mezuzá (מזוזה) é colocada no lado direito do umbral da porta designando um lar judaico. Ela lembra, ao entrar e ao sair que D'us nos protege a todo instante e Ele é o Guardião Eterno de Israel. A colocação de uma mezuzá nas portas de uma casa ou escritório protege seus moradores e proprietários - estejam eles dentro ou fora do local.