14 de outubro de 2018

MEZUZÁ (מזוזה): NOSSA MAIOR PROTEÇÃO


A mezuzá (מזוזה) é colocada no lado direito do umbral da porta designando um lar judaico

O que é uma mezuzá (מזוזה) e qual seu significado no lar judaico? Um guia completo que explora o sentido da mezuzá, suas leis e como afixá-la em sua própria casa.'Uma mezuzá é um rolo de pergaminho, no qual o Shema é manuscrito por um sofêr, escriba experiente.
Uma mezuzá (מזוזה) é colocada no lado direito do umbral da porta designando um lar judaico. Ela lembra, ao entrar e ao sair que D'us nos protege a todo instante e Ele é o Guardião Eterno de Israel. A colocação de uma mezuzá nas portas de uma casa ou escritório protege seus moradores e proprietários - estejam eles dentro ou fora do local.


A mezuzá, ao entrar e ao sair que D'us nos protege a todo instante e Ele é o Guardião Eterno de Israel

. O que é?

Rolos de mezuzá são enrolados e afixados nas ombreiras das casas judaicas, lembrando àqueles que vivem ali sua conexão com D'us e sua herança.

. O que você irá precisar:

. Rolos de mezuzot casher, um para cada porta de sua casa ou escritório. Exclua banheiros.

. Caixinhas de mezuzá que serve como estojo protetor onde os pergaminhos são enrolados e inseridos.

. Uma fita métrica e pápis para marcar o ponto no batente da porta onde a mezuzá deverá ser afixada.

. Martelo e pregos, parafusos e uma furadeita, ou no caso de algumas, uma fita dupla face forte que irá cola no batente da porta.

. Uma impressão desta página com as instruções e bênçãos.



'Uma mezuzá é um rolo de pergaminho, no qual o Shema é manuscrito por um sofêr, escriba experiente

2. Quais aposentos que requerem uma mezuzá?

Antes de sair para comprar suas mezuzot você precisa contar quantas sua casa precisará. Quais portas precisam de uma mezuzá?
Uma mezuzá é afixada em todas as portas de sua casa ou escritório, exceto o banheiro. O que qualifica como um "quarto"? Vestíbulos, cozinha, dormitórios, sala, batente que dá para um terraço ou sacada, corredores, grandes closets, etc.
Se houver várias portas que levam a uma sala, cada porta requer sua própria mezuzá. Entradas sem portas (por exemplo, arcadas entre salas) também exigem uma mezuzá. Conte as entradas que se qualificam para determinar o número de mezuzot que você precisa.

3. Como adquirir mezuzot (מזוזות) casher?

Agora que você sabe quantas mezuzot você precisa, pesquise o lugar certo para comprá-las. Como as mezuzot devem ser feitas de acordo com leis e especificações muito exatas, somente um especialista pode determinar se uma mezuzá é de fato casher.

. Alguns fundamentos: 

A mezuzá deve ser manuscrita por um escriba competente em pergaminho especialmente preparado com os tipos específicos de pena e tinta exigidos pela tradição. Com demasiada frequência, mezuzot impressas ou impropriamente preparadas, ou até mesmo caixinhas de mezuzot vazias, são fraudulentamente vendidas. Portanto, certifique-se de comprar suas mezuzot de uma fonte judaica confiável, ou peça ajuda ao seu rabino.
O pergaminho da mezuzá é enrolado da esquerda para a direita e colocado com o lado direito para cima dentro do estojo de proteção. Insira-o cuidadosamente de modo que a letra Shin fique na vertical e voltada para a porta. Também tome cuidado para que o papel não seja comprimido ou dobrado no processo.Geralmente ao adquirir a mezuzá direto de um sofêr ele pode fornecer o pergaminho já montado na caixinha.



Para determinar a altura adequada para fixar a mezuzá, use uma fita métrica para obter a altura total da ombreira da porta

4. Marque o local!

Uma mezuzá é afixada no batente da porta da direita de quem entra, aproximadamente, na parte inferior do terço superior do batente da porta. Para a porta da frente, a ombreira da direita é a ombreira da porta à direita da pessoa que entra pela rua. Nas portas internas, é o batente da porta à direita de uma pessoa que entra na direção em que a porta se abre. Se não há porta, pense em importância e função: a sala de jantar é mais importante na hierarquia da casa (é usada mais formalmente) do que a cozinha, então em uma porta entre a sala de jantar e a cozinha, a mezuzá deve ser à direita da pessoa que entra na sala de jantar.
Para determinar a altura adequada para fixar a mezuzá, use uma fita métrica para obter a altura total da ombreira da porta. Divida-o em três e meça essa quantidade a partir do topo da sua porta. Use um lápis para marcar o local. Sua mezuzá deve estar bem acima dessa marca.


Ao recitar a bênção, tenha em mente que ela se aplica a todas as mezuots que você irá afixar em sua casa

5. A Bênção:

Agora você está pronto para afixar a mezuzá. A bênção é recitada uma vez, antes de colocar as mezuzot. Você colocará a primeira mezuzá em uma das portas mais importantes da sua casa, como a entrada da porta prinicpal. Tenha a mezuzá e as ferramentas na mão. Ao recitar a bênção, tenha em mente que ela se aplica a todas as mezuots que você irá afixar em sua casa.
Recite a bênção. Se você puder ler e entender o hebraico original, diga em hebraico. Caso contrário, você pode pronunciar qualquer idioma que entender:

. Aqui o texto em hebraico:

בָּרוּך אַתָּה אַדָנָ-י אֶלוֹהֵ-ינוּ מֶלֶך הָעוֹלָם אַשֶר קְדִשָנוּ בְּמִצְווֹתָיו וְצִיווָנוּ לִקְבּוֹעַ מְזוּזָה

. Veja como isso soa:

Baruch Atah A-do-nai Elo-heinu Melech haolam asher kideshanu bemitzvotav vetzivanu likboa mezuzah.

. Veja o que isso significa:

Bem-aventurado és tu, D'us, nosso D'us, Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos mandou afixar a mezuzá.


Recite a bênção. Se você puder ler e entender o hebraico original, diga em hebraico. Caso contrário, você pode pronunciar qualquer idioma que entender

6. Afixar a mezuzá:

A mezuzá deve estar permanentemente presa ao umbral da porta. Use martelo e pregos, cola ou uma fita dupla-face forte. Posicione a mezuzá acima da marca de um terço que você fez. Deve ser na direção da borda externa do umbral da porta, inclinada com a parte superior voltada para dentro da sala.
Imediatamente após recitar a bênção, coloque a mezuzá. Não permita interrupções enquanto prossegue para os restantes quartos da sua casa. Lembre-se de afixar cada mezuzá de acordo com as especificações acima mencionadas.is referentes à colocação da mezuzá.

7. Checagens Regulares:

Você agora já colocou as mezuzot. Sua casa orgulhosamente exibe sua identidade judaica acessando essa conexão espiritual única. Mas ainda não terminou... A mezuzá é um objeto sagrado que deve ser mantido adequadamente.
Pelo menos duas vezes a cada sete anos, retiramos nossas mezuzot e a levamos a um sofêr para checá-las profissionalmente se estão icasher, apropriadas. O escriba examina os pergaminhos para garantir que nenhuma letra tenha sido quebrada ou apagada e que a mezuzá ainda esteja em perfeito estado. Nossa vigilância mantém nossas mezuzot desempenhando sua função: atrair santidade, proteção e mérito para nosso lar.

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4042503/jewish/Como-Colocar.htm

Nenhum comentário: