23 de maio de 2020

SÃO PAULO TEM A 2ª MAIOR POPULAÇÃO JUDAICA NA AMÉRICA LATINA


Saiba mais sobre a imigração judaica e projetos da comunidade que beneficiam a sociedade em geral

Uma das maiores riquezas da cidade de São Paulo é a convivência pacífica entre todas as comunidades, religião e raças que vivem no estado. Este foi um dos motivos responsáveis pela imigração de judeus para São Paulo, que teve início no final do século 19 e hoje é a segunda maior população judaica da América Latina perdendo apenas para Buenos Aires, Argentina.

RABINO INDICA LOCAIS EM SÃO PAULO PARA "SE SENTIR" EM ISRAEL


O memorial fica no prédio da primeira sinagoga do Estado, Kehilat Israel (Congregação de Israel, em hebraico)

O rabino David Weitman, de 63 anos, deu dicas do que fazer em São Paulo. Morador de Higienópolis, na região central da cidade, ele mostra lugares onde é possível se sentir um pouco em Israel. Confira:

1. Memorial da Imigração Judaica:

O Brasil acolheu muito bem os imigrantes, e a comunidade judaica achou aqui um refúgio para praticar a sua religião. O memorial fica no prédio da primeira sinagoga do Estado, Kehilat Israel, e traz um pouco da memória dos judeus por meio de objetos raros, documentos, fotos e recursos multimídia.

RECEBEU A DICA DE UM JUDEU?! LÍDER RELIGIOSO SUGERE GARGAREJO CONTRA O CORONAVÍRUS EM SP


O pastor Waldeir de Oliveira diz que recebeu a receita do irmão, que, por sua vez, tinha recebido a dica de um judeu

O pastor de uma igreja em Praia Grande, em Santos, litoral paulista, gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais, disseminando uma receita sem eficácia comprovada para evitar o contágio pelo coronavírus. Waldeir de Oliveira diz que recebeu a receita do irmão, que, por sua vez, tinha recebido a dica de um judeu. Nas imagens, ele diz que o gargarejo de uma mistura feita com água morna, bicarbonato de sódio e limão faria com que os fiéis "não pegassem coronavírus". A sugestão é refutada por especialistas e não há qualquer comprovação de que evitaria a Covid-19.

22 de maio de 2020

INTIMIDADE FÍSICA: UMA VISÃO JUDAICA


Toda a energia e potencial de um judeu devem ser canalizados para ações positivas

. Pergunta:

Gostaria de saber o que significa o sexo no judaísmo, se é permitido antes do casamento, se é uma obrigação manter-se virgem…

18 de maio de 2020

VÍTIMA DE CORONAVÍRUS, CORPO DE DANIEL AZULAY NÃO TEVE VELÓRIO


O desenhista carioca lutava contra a leucemia e morreu em 26 de março

O coronavírus tirou a vida de mais um talento. Nesta sexta-feira (26), a vítima foi o desenhista brasileiro Daniel Azulay. O educador e artista plástico lutava contra a leucemia e contraiu a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Azulay estava internado há duas semanas no CTI da Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul carioca.

INAUGURAÇÃO DA SINAGOGA SEM FRONTEIRAS EM SÃO PAULO (SP)


Em 2018, a equipe do Mosaico conferiu a inauguração da Sinagoga Sem Fronteiras aqui na capital (São Paulo), sob comando do Rabino Ventura!

CURIOSIDADE: O QUE É JEJUM DOS PRIMOGÊNITOS?


Cerimônia de Bar Mitsvá (Filho dos Mandamentos)

Em gratidão a D'us, que poupou os primogênitos dos Filhos de Israel da décima praga do Egito, todos os primogênitos judeus (homens, tendo completado o bar-mitsvá) devem jejuar durante o dia que antecede a noite do primeiro Seder. Para se isentar do jejum, o primogênito deve comparecer à sinagoga e participar de um siyum (término do estudo de um tratado do Talmud), que ocorre após a prece da manhã, Shacharit.