23 de maio de 2020

RABINO INDICA LOCAIS EM SÃO PAULO PARA "SE SENTIR" EM ISRAEL


O memorial fica no prédio da primeira sinagoga do Estado, Kehilat Israel (Congregação de Israel, em hebraico)

O rabino David Weitman, de 63 anos, deu dicas do que fazer em São Paulo. Morador de Higienópolis, na região central da cidade, ele mostra lugares onde é possível se sentir um pouco em Israel. Confira:

1. Memorial da Imigração Judaica:

O Brasil acolheu muito bem os imigrantes, e a comunidade judaica achou aqui um refúgio para praticar a sua religião. O memorial fica no prédio da primeira sinagoga do Estado, Kehilat Israel, e traz um pouco da memória dos judeus por meio de objetos raros, documentos, fotos e recursos multimídia.


Sinagoga Ahavat Reim

2. Grande Sinagoga do Bom Retiro:

Foi a segunda sinagoga da cidade. Ali está preservada a arquitetura original da reforma de 1950, com vitrais que emulam as obras de Marc Chagall. A arca foi refeita recentemente por artistas de Israel. No local, também é possível ver duas obras do artista israelense Gershon Knispel: uma sobre a Inquisição e o renascimento do judaísmo e outra sobre o Holocausto e as Revoltas dos Guetos.

Endereço: 

R. Newton Prado, 76, Bom Retiro, tel. 3334-2977.

3. Celadon e Sushi Papaia:

A comunidade judaica de Higienópolis se encontra no Sushi Papaia e no Celadon. Ambos respeitam as leis da alimentação kosher (em concordância com os preceitos religiosos judaicos mencionados nos dois livros da Torá e na lei oral). O Sushi Papaia oferece culinária japonesa. Já o Celadon possui cardápio variado, de pizzas a peixe.

Endereços: 

Sushi Papaia. Pça. Vilaboim, 31, Higienópolis, tel. 3824-0400.

Celadon. Pça. Vilaboim, 73, Higienópolis, tel. 2738-1500.

4. Bom Prato da 25 de Março:

O Glicério abriga desde 2002 um Bom Prato que serve café da manhã a R$ 0,50 e almoço a R$ 1. As refeições atendem à população de rua e aos visitantes da 25 de Março. O local é administrado pela Instituição Beneficente Israelita "Ten Yad". (Dê a mão, em hebraico)

Endereço: R. 25 de Março, 166, Centro.

. Fonte:

https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/10/1922895-rabino-david-weitman-indica-locais-em-sao-paulo-para-se-sentir-em-israel.shtml

Nenhum comentário: