3 de janeiro de 2010

SINAGOGAS NO RIO DE JANEIRO




Sinagoga Kehilat Yaacov (Denominação: Ortodoxa)
R. Cap. Alvares da Silva, 15
Copacabana, RJ
Tel: 2255-0191, 2236-3922
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Kehilat Moriah (Denominação: Ortodoxa)
R. Pompeu Loureiro, 48
Tel.: 2235-3110
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Congregação Religiosa Israelita Sinagoga Beth-El (Denominação: Ortodoxa)
R. Barata Ribeiro, 489
Tel.: 2548-5545
Email: bethel.sinagoga@ig.com.br
http://www.sinagogabethel.com.br


Sinagoga Maimônides (Denominação: Ortodoxa)
R. Barata Ribeiro, 489
Tel.: 2548-3413
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sociedade Educacional Beneficente Binyan Olam (Denominação: Ortodoxa)
R. Lacerda Coutinho, 53
http://www.nigraph.com.br/binyanolam
binyanolamrj@highway.com.br
Tel.: 2255-2764
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Centro Cultural Israelita Bircat Abraham
cciba@ig.com.br
Tel.: 3208-5663 - 3208-5664
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Agudat Israel (Denominação: Ortodoxa)
R. Nascimento Silva, 109
Ipanema / Leblon
Tel.: 2294-3138
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Associação Cultural Beneficente Beit Lubavitch (Denominação: Ortodoxa)
lubavitch.rio@openlink.com.br
Tel: 2294-3138, 2267-5567
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Beit Aaron (Denominação: Ortodoxa)
R. Gago Coutinho, 48
Laranjeiras / Botafogo
Tel: 2225-3507
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


União Israelita Shel Guemilut Hassadim (Denominação: Ortodoxa)
R. Rodrigo de Brito, 37
Laranjeiras / Botafogo
sinagoga.shel@openlink.com.br
Tel: 2541-7449 – 2541-7391
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:

Associacao Religiosa Israelita - ARI (Denominação: Reformada)
Rua General Severiano 170
Rio de Janeiro RJ 22290-040
Brazil
Tel: 55 21 543 6320, 55 21 295 6599
Fax.: 55 21 542 6499
Email: ariadm@openlink.com.b
Rabino Sergio Margulies
rabsm@openlink.com.br
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:

Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro (Denominação: Ortodoxa)
R. Tenente Possolo, 8
Centro / Tijuca
Tel: 2232-3656
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:



Sinagoga Ben Yehuda Monte Sinai (Denominação: Ortodoxa)
R. São Francisco Xavier, 104
Centro / Tijuca
Tel: 2284-9812
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:

Associação Beneficente Israelita União (Denominação: Ortodoxa)
R. Sta. Alexandrina, 446
Centro / Tijuca
Tel: 2273-7626, 2502-5522
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:

Sociedade Israelita Religiosa Beneficente Sefaradita do Rio de Janeiro – Templo União Israel (Denominação: Ortodoxa)
R. José Higino, 375
Centro / Tijuca
tuirj@ig.com.br
Tel: 2288-1753, 2238-3995
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:

Sociedade Israelita Templo Sidon (Denominação: Ortodoxa)

R. Conde de Bonfim, 521
Centro / Tijuca
Tel: 2268-3392
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Família Safra (Denominação: Ortodoxa)
R. Afonso Pena, 171
Centro / Tijuca
Tel: 2569-3958
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Talmud Torah Hertzlia (Denominação: Ortodoxa)
R. Ibituruna, 37
Centro / Tijuca
Tel.: 2569-0505
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sociedade Israelita Sinagoga Beirutense (Denominação: Ortodoxa)
R. Carvalho Alvim, 467
Centro / Tijuca
Tel: 2582-6106, 2582-6107, 254-8898
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


União Beneficente Magen David (Denominação: Ortodoxa)
R. Visc. Cabo Frio, 29
Centro / Tijuca
Tel.: 2258-6172
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Lar da Velhice Israelita Religiosa (Denominação: Ortodoxa)
Av. Geremário Dantas, 278
Jacarepaguá/
Barra Tijuca
Tel: 3392-5703, 3392-1230
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Congregação Judaica do Brasil – CJB (Denominação: Liberal)
R. Prof. Milward, 65
Jacarepaguá/Barra Tijuca
http://www.cjb.org.br
cjb@marlin.com.br
Tel: 2493-5735
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:

Sinagoga Beit Yehuda Meir (Denominação: Ortodoxa)
R. Lucídio Lago, 326
Méier
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Ahavat Shalom (Denominação: Ortodoxa)
R. Juvenal Galeno, 29
Olaria
Tel: 2560-5424
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Centro Isr. Niterói (Denominação: Ortodoxa)
R. Visc. Uruguai, 255
Niterói
Tel: 2620-8598
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinag. da Yeshiva Colegial (Denominação: Ortodoxa)
R. Cel. Duarte Silveira, 1246
Petrópolis
Tel: (24) 2237-6952
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Congregação Judaica P´Nei Or
ryallouz@compuland.com.br

Sinagoga Isr. Brasileira (Denominação: Ortodoxa)
Av. Aureliano Coutinho, 48
Petrópolis
Tel: 24-2242-6707
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sinagoga Shalom (Denominação: Ortodoxa)
Av. Oliveira Botelho, 112
Teresópolis
Tel: 2642-6919
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:


Sociedade União Isrelense de Campos dos Goytacazes (Denominação: Ortodoxa)
R. Consº. Otaviano, 84/404
Campos dos Goytacazes
Tel: (24) 2722-1727
Fax:
Email:
Website:
Rabbi:

72 comentários:

marcus mattos disse...

ola preciso saber de uma cinagoga na cidade de Cabo Frio isso é muito importate pra mim obrigado

Leonardo Ferreira disse...

Não acho que haja alguma sinagoga em Cabo Frio. A melhor alternativa é entrar no Google e entrar em contato com a Federação Judaica do Rio de Janeiro e buscar informações.

Andréa d'Avila disse...

Olá, gostaria de saber se as sinagogas ortodoxas aceitam convertidos. Obrigada

Leonardo Ferreira disse...

Cara Andréia;

A denominação Ortodoxa não reconhece a autoridade rabínica das denominações Conservadora, Reformista e Reconstrucionista, por isso, eles aceitam somente conversões realizadas por rabinos ortodoxos. Vale frisar, que até mesmo com relação a alguns rabinos ortodoxos, a denominação Ortodoxa não reconhece suas conversões. O tema: "Quem é judeu?" continua a dividir opiniões em Israel e na diáspora. Entretanto, a Lei do Retorno reconhece qualquer conversão feita fora de Israel (Ortodoxa, Conservadora, Reformista e Reconstricionista) para efeitos de "Aliah", ou seja, imigração para Israel. Conselho: Consulte um rabino.

Anônimo disse...

Olá queridos.

Meu nome é Sidnei e sou aluno da Universidade Candido mendes e curso
ciências sociais no centro.
Estou fazendo um estudo de caso sobre a conduta social nos templos
religiosos no RJ e se podemos levar essas relações para o resto da
sociedade.
Minha pergunta é simples: Nossa conduta nos templos é a mesma no
cotidiano? deveria ser? ou não? seria apenas o espaço sagrado que
suscita em nós determinada postura? é tolerável ter conduta dúbia em sua
religião, ou seja, da rua pra fora cada um por si?

Aguardo ansioso pelas respostas e pretendo visitar-lhes em breve, pois
irei em varias outras religiões.
Desde já agradeço.
paZ!

SIDNEI disse...

Olá queridos.

Meu nome é Sidnei e sou aluno da Universidade Candido mendes e curso
ciências sociais no centro.
Estou fazendo um estudo de caso sobre a conduta social nos templos
religiosos no RJ e se podemos levar essas relações para o resto da
sociedade.
Minha pergunta é simples: Nossa conduta nos templos é a mesma no
cotidiano? deveria ser? ou não? seria apenas o espaço sagrado que
suscita em nós determinada postura? é tolerável ter conduta dúbia em sua
religião, ou seja, da rua pra fora cada um por si?

Aguardo ansioso pelas respostas e pretendo visitar-lhes em breve, pois
irei em varias outras religiões.
Desde já agradeço e se eu tirar nota boa, eu pago o sushi rs rs rs

paZ!

Anônimo disse...

Olá queridos.

Meu nome é Sidnei e sou aluno da Universidade Candido mendes e curso
ciências sociais no centro.
Estou fazendo um estudo de caso sobre a conduta social nos templos
religiosos no RJ e se podemos levar essas relações para o resto da
sociedade.
Minha pergunta é simples: Nossa conduta nos templos é a mesma no
cotidiano? deveria ser? ou não? seria apenas o espaço sagrado que
suscita em nós determinada postura? é tolerável ter conduta dúbia em sua
religião, ou seja, da rua pra fora cada um por si?

Aguardo ansioso pelas respostas e pretendo visitar-lhes em breve, pois
irei em varias outras religiões.
Desde já agradeço e se eu tirar nota boa, eu pago o sushi rs rs rs

paZ!

Unknown disse...

trabalho na camara de cabo frio e gostaria de prestar alguma homenagem aos judeus, para isso preciso conversar com alguem , para montarmos um processo de justificativa. contato:22-26473636 98510340 VEREADOR : fabinho da saude............

Unknown disse...

Oi, gostaria de apenas estudar o judaismo. Onde poderia encontrar essa orientação ? Se eu for em uma sinagoga terei informação ? Grata

malu disse...

Boa noite, moro em Aracaju-Se gostaria de saber se há alguma sinagoga aqui no estado ou alguma comunidade Judaíca para eu me comunicar e fazer parte da comunidade, pois sou Judia e estou procurando judeus aqui na cidade.


Moriah Hadassah

Unknown disse...

O Departamento Nacional de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira,localizado à Pça Cruz Vermelha,10/1.andar cep 20230-130 Rio de Janeiro,RJ,Brasil está procurando FAMILIARES DA SRA. SARAH COHEN,que veio para o Brasil quando a cidade onde residia SAFED em Israel foi atacada entre 1920 e 1930.
Quem solicita a busca é o parente Adriano Chasse.
Vimos solicitar a Vossas Senhorias a gentileza de informar-nos se existe dados sobre ela e seus familiares, nas sinagogas do rio de janeiro,RJ.
Qualquer informação entrar em contato com Oswaldo Amarante Filho,chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira.
Telefones: 21 2507-3392 ramal 29 e 21 2507-3577 ramal 29. Obrigado!

ualquer informação favor entrar em contato

kazavel disse...

Leonardo, assim que possível poste um tópico abordando o Judaísmo Messiânico e também algumas sinagogas. Shalom

cleo disse...

gostaria de de saber como faço para me converter

Leonardo Ferreira disse...

Já o fiz. Dê um "search" sobre o assunto no blog.

Anônimo disse...

OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE UM ADOLESCENTE QUE AINDA NÃO PERTENCE A UMA RELIGIÃO, MAS QUE TEM GRANDE VONTADE DE CONHECER O JUDAISMO E IR A UMA SINAGOGA PODE IR SEM SER INDICADO POR UM MEMBRO JUDAICO.

AGRADEÇO,
MÔNICA LINHARES

Anônimo disse...

Olá,
estou fazendo uma pesquisa sobre meus antepassados poloneses que vieram para o Rio.
Sei que eles se casaram aqui no Rio, porém não sei dizer em qual sinagoga....Existe alguma sinagoga que possua todos os registros de casamentos judaicos feitos no Rio? Onde posso conseguir isso?
Obrigada!

Anônimo disse...

layla tov gostaria de me converter mais da linhagem ortodoxo você saberia me orientar onde posso fazer a conversão eu moro em são Gonçalo e também tenho a família do meu esposo em israel .estou a procura de um lugar mais próximo de minha residencia.desde jé agradeço

Anônimo disse...

layla tov gostaria de me converter mais da linhagem ortodoxo você saberia me orientar onde posso fazer a conversão eu moro em são Gonçalo e também tenho a família do meu esposo em israel .estou a procura de um lugar mais próximo de minha residencia.desde jé agradeço

Anônimo disse...

beit-jardimprimavera.webnode.com

congregação judaica em duque de caxias

Anônimo disse...

beit-jardimprimavera.webnode.com

congregação judaica em duque de caxias-rj

Kelly disse...

existe alguma sinagoga em cabo frio - rj ?

Anônimo disse...

alguma na ilha do governador ou próximo como no centro?

Anônimo disse...

tem uma kehila em duque de caxias, ouvir dizer que são reformistas, o endereço é esse aqui beit-jardimprimavera.webnode.com

Anônimo disse...

Em Duque de Caxias nao tem nenhuma sinagoga ! O que existe e' uma igreja em que as pessoas se dizem judeus, mas nao seguem o judaismo, pois acreditam em falsos messias !

Anônimo disse...

Shalom! Alguma Sinagoga em Campos dos Goytazes?

Fábio disse...

Anônimo disse...
layla tov gostaria de me converter mais da linhagem ortodoxo você saberia me orientar onde posso fazer a conversão eu moro em são Gonçalo e também tenho a família do meu esposo em israel .estou a procura de um lugar mais próximo de minha residencia.desde jé agradeço
5 de novembro de 2012 15:41

Foi inaugurada recentemente em Trindade, São Gonçalo, uma pequena Sinagoga, por judeus Sefaradim que residem próximo.Rua Baependi lote 14, próximo a praça de Trindade.
Vocês serão bem vindos. Shalom!

Fábio disse...

Shalom!
Meu nome é Fábio, e por meio desta mensagem venho relatar que foi inaugurada recentemente em Trindade, São Gonçalo, uma pequena Sinagoga, por Judeus Sefaradim que residem próximo.
O convite está feito a todos que desejarem visitá-la.

Rua Baependi, Lote 14,Trindade, São Gonçalo, próximo a praça de Trindade.

e-mail: benavraham5773@gmail.com

Frank disse...

Teria como disponibilizar o telefone da congregação do Méier?
Obrigado.

Unknown disse...

Existe alguma sinagoga sefardita no Rio de Janeiro?

Marcos T de F disse...

Qual que um pode frequentar o templo, pois, gostaria de assistir umas orações e aprender um pouco mais com os judeus.

Unknown disse...

Nao sou judeu mas queremos minha esposa e eu nos convertermos a religião judaica. Como fazemos isso? Se formos a uma sinagoga seremos destratados?

Unknown disse...

Nao somos, minha esposa e eu, judeus de sangue mas queremos seguir os ensinamentos da religião judaica. Como devemos fazer? Se tormos a uma sinagoga seremos aceitos?

Anônimo disse...

frequentei uma sinagoga com nome beit el shama RIO DE JANEIRO ,mas fiquei dasapontada .tenho ascendencia judaica portanto quero começar a fazer tudo certo.quero uma sinagoga que seja ortodoxa.moro em campo grande ,mato grosso do sul.

Unknown disse...

Ao responsável
Gostaria de atualizar os dados da
Congregação Judaica P´Nei Or de Petrópolis, RJ:
Denominação: (Sefaradi Tradicional).
Rua Emilio Zaluar, 130-E, Cremerie (Independência)
tel: 24 2242 3453
e-mail : isaackayat@gmail.com
site: pneior.org.br

Agradeço a atenção
Isaac Kayat - Presidente

Flávio Marques disse...

Olá Leonardo. Gostaria de saber, como faço para em alguma sinagoga. Se preciso de alguma indicação de algum membro, ou se serei bem recebido por ser um judeu ainda não praticante.

Aguardo a resposta e agradeço desde já!

Shalom!

Flávio Marques

Flávio Marques disse...

Olá Leonardo. Gostaria de saber, como faço para em alguma sinagoga. Se preciso de alguma indicação de algum membro, ou se serei bem recebido por ser um judeu ainda não praticante.

Aguardo a resposta e agradeço desde já!

Shalom!

Flávio Marques

Unknown disse...

Olá, Leonardo!

Gostaria de saber, se possível, se existem outras sinagogas no Rio, além das citadas que sejam reformistas, conservadoras ou liberais que aceitem pedidos de conversão.
Obrigada! Maura.

Unknown disse...

Tem Sinagoga também na região serrana.

Unknown disse...

Quem pode visitar uma congregacao judaica ortodoxa no RJ? A nivel de aceitacao.
E ha alguma forma de uma pessoa se converter de forma reconhecida de forma feral?

Unknown disse...

Queria saber sé eu poderia ir a uma sinagoga pois quero aprender o hebraico

Unknown disse...

Queria saber sé têm alguma sinagoga quê ensina o hebraico

Anônimo disse...

Bom dia!
A Sinagoga no Méier aceita visitas? Qual horário?

Anônimo disse...

Bom dia!
Me chamo Andréia e gostaria de visitar a sinagoga do Méier. Qual dia aberto para visitas?
Obrigada

Unknown disse...

Podem indicar-me endereços de Sinagogas Judaico-Messiânica na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Ilha do Governador, RJ?

Unknown disse...

Podem indicar-me os endereços de Sinagogas Judaico Messiânica localizadas na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Ilha do Governador?

jose disse...

shalom
Bocker tov!!

Moro em são gonçalo e estou a procura de uma sinagoga ortodoxa de denominação sefaradi,quero criar meu filho com os ensinos da tora e minha familia .
minha mae mora em israel e judia sefaradi e gostaria de manter as tradiçoes em minha familia juntamente a minha esposa e meu bebe.



todá rabar

jose disse...

shalom
Bocker tov!!

Moro em são gonçalo e estou a procura de uma sinagoga ortodoxa de denominação sefaradi,quero criar meu filho com os ensinos da tora e minha familia .
minha mae mora em israel e judia sefaradi e gostaria de manter as tradiçoes em minha familia juntamente a minha esposa e meu bebe.



todá rabar

Cintia disse...

Olá,Marcos Mattos. Eu tb estou tentando saber ao certo se ainda existe algum local de culto do judaísmo em cabo frio, eu soube que no bairro Ogiva no Pero havia, mas não sei onde. Me avise por favor caso saiba.

Anônimo disse...

Shalom meu nome e fabio maia desejo me converter ao judaimo pois tenho 40 anos e conheci o verdadeiro Deus agora baru hashem pratico em Casa o judaimo a tora pesso que me indique uma sinagoga precizo aprender mais sbre o verdadeiro Deus baru hashem moro em nova iguacu rio de janeiro tel:(21)96633-5308

Anônimo disse...

Gostaria muito de estudar sobre a real verdade do nosso eterno salvador

Anônimo disse...

MORO EM ITAPERUNA RJ. AONDE FICA A SINAGOGA MAIS PROXIMA.M DESCOBRI COM O FALECIMENTO DE MINHA MÃE AOS 98 ANOS.QUE SOU DESCENTE DE JUDEUS SERAFEDIS OU ALGO PARECIDO. GOSTARIA DE CONSTATAR A VERACIDADE. OBRIGADO

Anônimo disse...

MORO EM ITAPERUNA RJ. AONDE FICA A SINAGOGA MAIS PROXIMA.M DESCOBRI COM O FALECIMENTO DE MINHA MÃE AOS 98 ANOS.QUE SOU DESCENTE DE JUDEUS SERAFEDIS OU ALGO PARECIDO. GOSTARIA DE CONSTATAR A VERACIDADE. OBRIGADO

Unknown disse...

Olá... Gostaria de estudar o judaísmo... Como faço para conhecer a doutrina... É possível me converter? O que devo fazer?

Cronologia Expandida Star Wars disse...

Aos 15 anos descobri que meus avós maternos são judeus de nascimento, ao que parece meus bisavós vieram para o Brasil fugindo da Europa Nazista!
Aqui no Brasil meus avós se converteram ao cristianismo, só fui saber disso depois dos 15!
Muitas coisas nos costumes mantidos pela minha família só fizeram sentido quando descobri essa origem!
Meus avós guardaram esse segredo até dos filhos, nunca entendi bem o pq!
Tenho o desejo no coração conhecer mais a f . .

Anônimo disse...

Prezado :
Muito bom este trabalho de divulgar as diversas instituições
A Congregação Judaica Pnei Or em Petrópolis-RJ é de rito Sefaradi. Esta situada na Rua Emílio Zaluar 130- E bairro Cremerie.
Tel (24)22814263
Felicitaçoes!
Elisa P.Guimarães

Anônimo disse...

Prezado :
Muito bom este trabalho de divulgar as diversas instituições
A Congregação Judaica Pnei Or em Petrópolis-RJ é de rito Sefaradi. Esta situada na Rua Emílio Zaluar 130- E bairro Cremerie.
Tel (24)22914263
Felicitaçoes!
Elisa P.Guimarães

Unknown disse...

Prezado,
Meu bisavô materno era Judeu, inclusive tenho documentos comprobatórios. Como devo proceder para eu ter a cidadania Judaica? Qual o endereço que devo procurar no Rio de Janeiro para a efetivação dessa cidadania? Agradeço, desde já. Vera.

Leonardo Ferreira disse...

O Judaísmo é passado de duas formas: Matrilineal (as mulheres) ou conversão. O lado patrilineal (Os homens) não passam a religião aos seus descendentes.

Leonardo Ferreira disse...

Esclarecendo: Ser judeu é abraçar oficialmente a religião e viver como um dos nossos. Ser israelense é ter a cidadania em Israel (Fazer Aliah = Retornar a Israel).

Leonardo Ferreira disse...

Esclarecendo: Uma vez oficialmente convertido, não há diferença entre um judeu nato e aquele que entrou recentemente para a religião. Não existe judeu "novo" e judeu "velho". Judeu é judeu e pronto. Uma vez judeu, mesmo que você se converta posteriormente à outras religiões, para o Judaísmo, morrerás judeu. Uma vez feita oficialmente a aliança com o "Eterno", não há retorno. Por isso, as pessoas devem pensar muito bem antes de entrar na religião/modo de vida.

Leonardo Ferreira disse...

Eu penso que a sinagoga mais próxima de Itaperuna fica em Campos dos Goytacazes - RJ.

Anônimo disse...

Bom dia. Meu nome é Alessandra, e tenho o desejo de conhecer uma sinagoga. Saber mais de sua cultura, dos seus conhecimentos, tive uma colega de classe que era judaica e sua conduta me deixa muito feliz. Se eu fizer uma visita será que serei bem recebida? Brigada.

Anônimo disse...

Bom dia. Como faço pra me converter ao judaísmo? Ensejo obter mais informações antes de tomar esta atitude tão importante. Gostaria de ter um acompanhamento a este respeito. À quem eu posso me direcionar?. Obrigada

professorce51@gmail.com disse...


Cultura Judaica na Baixada Fluminense.. Coloquei as fotos da Sinagoga e do cemitério Israelita na página de Galeria de Fotos - cidades da Baixada - Nilópolis.
Desde já agradecemos qualquer forma de divulgação. VISITE A GALERIA SOBRE NILÓPOLIS E ENCONTRE A SINAGOGA DE 1936.
Formamos um pequeno grupo de professores que criou e vem aprofundando os estudos de História regional. Para visualizar nosso trabalho visite e divulgue o nosso site: www.cemobafluminense.com.br
Desde já agradecemos sua consideração.. Professor Cláudio Estevam e equipe do cemobafluminense (Centro de Memória Oral da Baixada Fluminense)

Leonardo Ferreira disse...

O Judaísmo é essencialmente/intrinsecamente MATRILINEAL, ou seja, somente a mulher passa o Judaísmo aos seus descentes. Homens judeus não passam o Judaísmo aos filhos. Judeu: Nascido de mãe judia (nata ou convertida), portanto, avôs, bisavôs ou tataravôs judeus não passaram o Judaísmo aos seus descendentes; somente as avós, bisavós e tataravós.

professor Estevam - História disse...

OBRIGADO. APROVEITO PARA DIVULGAR NOSSO CURSO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE. PODE SER QUE EM OUTRA OPORTUNIDADE POSSAMOS CONTAR COMSUA AULA SOBRE O JUDAÍSMO, DESTACANDO A PRESENÇA NA BAIXADA FLUMINENSE. MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: www.cemobafluminense.com.br ou face: cemoba fluminense
7º CURSO DE HISTÓRIA
“BAIXADA FLUMINENSE: CULTURA E SOCIEDADE”

Objetivo: Ampliar conhecimentos e promover uma ampla discussão sobre a História e Cultura da Baixada Fluminense.
Público Alvo: Professores, Estudantes, Pesquisadores e todos os interessados no estudo da História da Região da Baixada Fluminense.
LOCAL: Em vídeo aulas pelo site: www.cemobafluminense.com.br
Carga Horária: 30 horas/aula. Certificado pelo SINPROBAIXADA e o Centro de Memória Oral da Baixada Fluminense (cemobafluminense - CNPJ: 05.383.467/0001-81).
Período de Inscrições: 20/10/2018 até 03/11/2018 Investimento: R$49,90 – Você só pagará pelo certificado
INF: (prof. Estevam) – 965410058. E-mail: memoriahistoriabaixada@gmail.com

MÓDULOS
Aula 01:
-“Sociedade e Cultura Tupinambás” – Professor Ney Alberto Gonçalves de Barros – Escritor e Pesquisador da História da Baixada Fluminense (In Memoriam).
Aula 02: Parte I
- “Famílias Escravas no Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu” – Professora Denise Demétrio – Doutora pelo PPGH-UFF.
Aula 03: Parte II
- “Famílias Escravas no Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu” – Professora Denise Demétrio – Doutora pelo PPGH-UFF.



Aula 04:
- “A Terra e Seus Muitos Domínios” – Senhores, lavradores e Escravos nas redes pelo usufruto da terra (Vila de Iguaçu – 1840/1880) – Professor Rubens da Mota – Doutorando em História – UFF.
Aula 05:
- “As Permanências da Escravidão: Portos Periféricos (1850 – 1880)” - Professora Ivonete Cristina Campos - Mestre em História – USS Vassouras.
Aula 06:
- “A Diocese de Nova Iguaçu contra a repressão dos militares (1966 - 1985): a Liderança de Dom Adriano Hypólito na conexão MAB e CJP.” – Professor Peter Sana - Doutorando em História – UERJ.
Aula 07:
-“O Patrimônio Cultural Arqueológico de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Mesquita e Belford Roxo” – Professor José Maurício – Doutorando em Arqueologia pelo Museu Nacional - UFRJ.
Aula 08:
- “A Violência na Baixada Fluminense” – Professor João Batista Damasceno- Doutor em Ciências Políticas (PPGCP-UFF), Membro da Associação Juízes para a Democracia e Desembargador.

professor Estevam - História disse...

A comunidade israelense marcou sua presença na Baixada Fluminense. Logo após a primeira guerra e, com a perseguição dos nazistas na Alemanha dos anos 30, muitas famílias se estabeleceram nesta região. A principal testemunha está na Sinagoga (1936), no orgulho de ser a terra natal de Teresa Raquel (grande dama do nosso teatro) e nas casa, nomes de rua e, ainda em funcionamento, o cemitério Israelita de Nilópolis.
Da parte da História desse povo a Sinagoga está 'caindo por falta de conservação'! A primeira Sinagoga do Brasil fica em Recife. Foi transformada em centro Cultural Israelense, ela é da época de Maurício de Nassau (invasões Holandesas -1630/54)

Anônimo disse...

Em Campos dos Goytacazes há judeus messiânicos. Quem quiser conhecer o Judaísmo Messiânico, basta entrar neste grupo:

https://www.facebook.com/groups/212020689145027/

Shalom!

Unknown disse...

Judaismo Messiânico no Rio de Janeiro?

Sim, há um portal com a lista de todas as Sinagogas Messiânicas/ Sinagogas Nazarenas do Rio de Janeiro.

https://judaismomessianicorj.webnode.page/

Thania Bittencourt disse...

Sou estudante de teologia e gostaria de conhecer melhor a cultura judaica.

Thania Bittencourt disse...

Gostaria de conhecer a cultura judaica como faço?

Anônimo disse...

Se a sua mãe for judia, você é considerada judia em todas as sinagogas ortodoxas, e não precisa se converter. Se sua mãe não for judia, as sinagogas ortodoxas só vão lhe considerar judia se você se converter ao judaísmo numa sinagoga ortodoxa. As únicas sinagogas não-ortodoxas no Estado do Rio de Janeiro são a CJB e a ARI. Se a sua conversão ao judaísmo foi no RJ e não foi em nenhuma dessas duas sinagogas, você é considerada judia em todas as sinagogas, sejam ortodoxas ou não. Se você se converteu na CJB ou na ARI, você só é considerada judia nas sinagogas não-ortodoxas.