17 de setembro de 2023

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica.

O ANO NOVO JUDAICO: ROSH HASHANÁ


A Torá institui que Rosh Hashaná, o início do ano, seja celebrado no aniversário da Criação, mas não no primeiro e sim, no sexto dia, o dia em que foi criado o Homem

O Ano Novo judaico é o Dia do Julgamento, quando D'us determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Parte principal do serviço de Rosh Hashaná é o toque do shofar que desperta as pessoas para o arrependimento.
Rosh Hashaná é o aniversário do universo, o dia em que D'us criou Adam e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico.

CUIDADO COM OBJETOS DE UTIIDADE PÚBLICA


Pergunta:

Usei um mesmo Sidur (livro de orações) da Sinagoga durante certo período de tempo e, provavelmente, como desgaste do uso, algumas folhas se desprenderam do mesmo. Tenho a obrigação de ressarcir a Sinagoga?