7 de fevereiro de 2020

A "IDADE DE OURO" DA CULTURA JUDAICA NO AL-ANDALUS (PENÍNSULA IBÉRICA MUÇULMANA)


A natureza e a duração desta "Idade de Ouro" é objeto de debate

A Idade de Ouro da cultura judaica no Al-Andalus refere um período da história durante o qual uma parte importante da Península Ibérica esteve sob governo muçulmano e reinou uma tolerância geral para a sociedade judaica, o qual favoreceu o florescimento da sua cultura, religião e economia.

MAIMÔNIDES: O HOMEM QUE REDEFINIU O JUDAÍSMO - 1135-1204 (4895-4965)


Maimônides nasceu em 1135, na cidade de Córdoba, na Espanha, então sob domínio muçulmano

No decorrer da história, houve alguns pensadores cuja influência sobre as gerações que os sucederam continua evidente até os dias de hoje. Rabi Moshê ben Maimon (Maimônides) ou simplesmente Rambam como é mais conhecido, foi uma destas figuras. Maimônides nasceu em 1135, na cidade de Córdoba, na Espanha, então sob domínio muçulmano. A cidade era um grande centro cultural, onde muçulmanos, judeus e cristãos conviviam e participavam ativamente da vida pública.

4 de fevereiro de 2020

GUERRA ENTRE AS FORÇAS DO BEM E DO MAL - POR ZALMAN VELVEL


O encontro entre Aharon e o faraó foi um confronto entre as forças do bem e do mal

Na porção desta semana, Vaerá, lemos sobre as instruções específicas dadas por Moshê por D’us antes que Moshê e Aharon comparecessem perante o faraó. Quando o faraó lhes pediu um sinal para provar que Aquele que os tinha enviado era poderoso, Aharon deveria jogar seu cajado e este se transformaria numa serpente. Quando Aharon, de fato, jogou o cajado, o faraó chamou imediatamente os seus conselheiros e seus mágicos, exigindo que repetissem o truque com seus próprios cajados. Eles realizaram facilmente este feito. No entanto, seus cajados foram todos engolidos pelo de Aharon.

TRIBUNAL ALEMÃO DECIDE QUE ESCULTURA ANTI-SEMITA MEDIEVAL PODE PERMANECER EM IGREJA: DECISÃO SOBRE A ESCULTURA "JUDENSAU" EM WITTENBERG - POR JOSEPH NASR


A escultura retrata um rabino levantando a cauda de uma porca e espiando por trás, enquanto crianças judias mamam no animal

BERLIM - Um tribunal alemão decidiu nesta terça-feira (4) que uma escultura anti-semita de 700 anos de idade poderia ficar no exterior de uma igreja na cidade de Wittenberg, negando a alegação de um membro da comunidade judaica local de que a obra era difamatória e, portanto, deve ser removida. O processo judicial ocorre em meio a um debate nacional na Alemanha sobre o aumento do ódio antijudaico, depois que um atirador anti-semita matou duas pessoas perto de uma sinagoga na cidade de Halle, no leste do país, no ano passado.

3 de fevereiro de 2020

A RESISTÊNCIA JUDAICA DURANTE O HOLOCAUSTO


Memorial dos partisans judeus na cidade de Bat-Yam, em Israel

Recentemente os historiadores passaram a considerar o número de judeus brutalmente assassinados pelo Terceiro Reich em torno de 7milhões – e não mais 6 milhões. A pergunta muitas vezes feita é por que estes não resistiram? Por que não lutaram? Por que se deixaram levar “como ovelhas”? Quem pergunta tem a objetividade do tempo transcorrido desde então e nenhuma vivência pessoal de um horror que a mente humana não consegue assimilar. Mas a pergunta precisa ser respondida.