4 de fevereiro de 2020

TRIBUNAL ALEMÃO DECIDE QUE ESCULTURA ANTI-SEMITA MEDIEVAL PODE PERMANECER EM IGREJA: DECISÃO SOBRE A ESCULTURA "JUDENSAU" EM WITTENBERG - POR JOSEPH NASR


A escultura retrata um rabino levantando a cauda de uma porca e espiando por trás, enquanto crianças judias mamam no animal

BERLIM - Um tribunal alemão decidiu nesta terça-feira (4) que uma escultura anti-semita de 700 anos de idade poderia ficar no exterior de uma igreja na cidade de Wittenberg, negando a alegação de um membro da comunidade judaica local de que a obra era difamatória e, portanto, deve ser removida. O processo judicial ocorre em meio a um debate nacional na Alemanha sobre o aumento do ódio antijudaico, depois que um atirador anti-semita matou duas pessoas perto de uma sinagoga na cidade de Halle, no leste do país, no ano passado.


Os porcos são considerados animais impuros no Judaísmo, que proíbe tanto a criação quanto o consumo de carne suína

O "Judensau", ou "porco judeu", em uma parede da igreja de Santa Maria de Wittenberg, é um lembrete do anti-semitismo generalizado na Idade Média. A escultura retrata um rabino levantando a cauda de uma porca e espiando por trás, enquanto crianças judias mamam no animal. Os porcos são considerados animais impuros no Judaísmo, que proíbe tanto a criação quanto o consumo de carne suína.

O Tribunal Regional Superior de Naumburg determinou que exibir o "Judensau", a 4 metros de altura do chão, não constituía delito. "A escultura em seu contexto atual não tem caráter insultuoso, nem viola os direitos pessoais do autor", afirmou o julgamento.

Sigmount A. Koenigsberg, da comunidade judaica de Berlim, disse: 
"Não queremos que esse 'Judensau' desapareça. Deve ser exibido ao público, mas não do lado de fora de uma igreja. A escultura pertence a um museu ao lado de um contexto histórico claro sobre anti- Semitismo na Idade Média ".

A Igreja de Santa Maria disse em um comunicado, que reconheceu com pesar, que havia aqueles que se sentiriam magoados e ofendidos pela escultura. Mas acrescentou que em 1988, em consulta com a comunidade judaica, havia criado um local de lembrança incorporando o "Judensau", uma placa no chão, lembrando os 6milhões de judeus que morreram no Holocausto, e um painel de informações.

O tribunal disse que o conselho de informação afirmou claramente que a paróquia "se distanciou da perseguição aos judeus, dos escritos antijudaicos de Martin Lutero e do objetivo zombeteiro da escultura difamatória".

Foi a segunda vez em dois anos que um tribunal decidiu contra a remoção do "Judensau" de Wittenberg, uma das cerca de duas dúzias de esculturas da Idade Média que ainda aparecem em igrejas na Alemanha e em outros lugares da Europa.

O governo alemão está tentando domar um aumento alarmante do anti-semitismo com através leis mais estritas contra o discurso de ódio on-line, regras mais rígidas de posse de armas e aumento de campanhas para aumentar a conscientização.

. Fontes:

https://pressfrom.info/uk/news/world/us-news/-382720-german-court-rules-medieval-anti-semitic-sculpture-can-stay-on-church.html

Nenhum comentário: