7 de julho de 2018

CULTURA: O FILME A LISTA DE SCHINDLER CELEBRA 25 ANOS


Cena do filme: Schindler nota uma menina judia (Oliwia Dabrowska, três anos de idade), com um casaco vermelho, correndo durante uma Aktion nazista no Gueto de Cracóvia. O casaco vermelho é um dos raríssimos pontos de cor no filme

Em dezembro 1993, na estreia do novo filme de Steven Spielberg, A Lista de Schindler, ao se acenderem as luzes a plateia permaneceu em silêncio profundo, angustiada e pensativa. Era a mesma reação que tantos outros espectadores teriam ao longo dos anos que se seguiram. 25 anos após o lançamento, com o ressurgimento do antissemitismo e dos movimentos de negação do Holocausto, o filme se torna ainda mais relevante.

6 de julho de 2018

DOCUMENTÁRIO: A JUDIA PAULISTANA IARA IAVELBERG: VÍTIMA DA DITADURA MILITAR NO BRASIL


Iara Iavelberg nasceu numa rica família judia paulistana e aos 16 anos já estava casada

(São Paulo, 7 de maio de 1944 — Salvador, 20 de agosto de 1971) Iara Iavelberg foi uma militante da resistência à ditadura civil-militar brasileira. Psicóloga e professora, depois de entrar na luta contra o regime militar, primeiro integrando a Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop) e depois a Vanguarda Popular Revolucionária e (VPR). 

JUSTIÇA PÓSTUMA: CORTE INTERNACIONAL CONDENA BRASIL POR NÃO INVESTIGAR MORTE DE VLADIMIR HERZOG


O judeu Vladimir Herzog foi morto aos 38 anos, após se apresentar espontamente para depor no DOI-Codi/SP, durante a ditadura militar

Brasília (DF) - Mais de quatro décadas depois da morte de Vladimir Herzog, em 24 de outubro de 1975, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) condenou, nesta quarta-feira, o Estado brasileiro pela falta de investigação, julgamento e sanção dos responsáveis pela tortura e assassinato do jornalista.

1 de julho de 2018

JUDEUS FAMOSOS NO BRASIL - 3


O apresentador Luciano Huck é membro da comunidade judaica no Brasil

Espiritualidade, fé e misticismo são assuntos que muitas vezes causam divergências entre membros de algumas religiões. No entanto, a diversidade de cultos e crenças é algo interessante que pode ajudar a abrir vários caminhos na vida das pessoas, inclusive na de celebridades. Conheça a seguir os famosos que seguem o judaísmo:

ISRAEL: A TERRA DO LEITE E DO MEL



A história do povo judeu e suas raízes na Terra de Israel data de 35 séculos

Israel é uma terra e um povo. A história do povo judeu e suas raízes na Terra de Israel data de 35 séculos. Nessa terra, sua identidade cultural, nacional e religiosa foi formada; aqui, sua presença física foi mantida sem ruptura através dos séculos, mesmo após a maioria ter sido forçada ao exílio. Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência judaica, perdida há 2 mil anos, foi renovada.


O RENASCIMENTO DA LÍNGUA HEBRAICA


Eliezer Ben Yehuda, "pai" do hebraico moderno. Atualmente, o hebraico é uma língua viva, rica e vibrante

O hebraico é o idioma de Israel. Embora tenha deixado de ser uma língua falada cerca de 200 d.C., continuou, através dos séculos, a ser usado pelos judeus como "língua sagrada", na liturgia, filosofia e literatura. No final do século XIX  transformou-se num veículo cultural moderno, tornando-se um fator vital do movimento de renascimento nacional que culminou no sionismo político. A administração do Mandato Britânico reconheceu o hebraico como idioma nacional, ao lado do inglês e do árabe, tornando-se assim o idioma das instituições judaicas e do seu sistema educacional.