9 de novembro de 2008

O que é “Hechsher Tzedek” (Certificado de Justiça)?!

O respeito por todas as criaturas de Deus, independente do que estiver no topo da pirâmide alimentícia.



Enquanto um selo “Kosher” garante que um animal foi morto com uma faca afiada (causando sofrimento mínimo), como podemos garantir que ele não sofreu abusos antes do abatimento? Como podemos garantir que os trabalhadores de uma fazenda que produz ovos que compramos não são mal tratados? Como sabemos que os vegetais que compramos não foram tratados com pesticidas prejudiciais ao meio-ambiente? Pior de tudo, temos que escolher entre uma galinha com certificado “Kosher” e a galinha de instalações socialmente éticas?

O Rabino Morris Allen, da Congregação Beth Jacob em Mendota Heights, Minnesota, criou um novo certificado chamado “Certificado de Justiça” ou, “Hechsher Tzedek” em Hebraico, que também indica que o produto é ecologicamente “Kosher”.
Em seu Blog, o Rabino Allen escreveu: “Precisamos viver num mundo onde podemos manter “Kosher” de uma forma que demonstre não somente nossa preocupação com Deus e a Torah, mas também a preocupação judaica de nossa relação com o mundo que vivemos”.
A Assembléia Rabinica e a “United Synagogue of Conservative Judaism” estão trabalhando juntos para implementar o conceito de “Hechsher Tzedek”. Esta nova certificação “Kosher” irá complementar – não substituir – as certificações tradicionais.
Os selos “Hechsher Tzedek” serão postos em produtos certificados “Kosher” produzidos em instalações que operarem conforme os padrões éticos judaicos. As instalações “Kosher” serão verificadas em seis áreas: salarios e benefícios justos, saúde e segurança, treinamento, transparência corporativa, cuidados com os animais e impacto no meio-ambiente. Kol Hakavod!! (Bom trabalho!)