14 de julho de 2018

O QUE É A "DESCOBERTA DA MATZEIVÁ"?


Por que se coloca uma pedra sobre o túmulo (Lápide)? 

O costume de colocar uma matzeivá, pedra sobre o túmulo/lápide, remonta aos tempos dos nossos patriarcas. É um ato de respeito pelo falecido. Marcando visivelmente o local do sepultamento, asseguramos que os mortos não serão esquecidos e sua sepultura não será profanada.

11 de julho de 2018

O JUDEU JACOB DO BANDOLIM



Jacob viveu toda sua vida sob o  estigma, forte à época, de ser judeu e, ainda por cima, filho de uma profissional do sexo

. Jacob Pick Bittencourt:

O mundo parecia querer vir abaixo naquela cinzenta madrugada de domingo. Nuvens escuras avisavam que a tempestade estava próxima. Como um prenúncio aziago, o telefone tocou uma, duas, três vêzes.  “É para você, Jacob”, informou Adylia, sua esposa , passando-lhe o fone. O dono da casa atendeu, sonolento e, enquanto escutava, seus olhos foram se enchendo  de lágrimas. Era da Santa Casa de Misericórdia.  Mais precisamente, do  Serviço Funerário.  Sua mãe acabara de falecer.  Jacob vestiu um terno às pressas, sentou na beirada da cama, abriu a gaveta da mesinha de cabeceira, procurando, avidamente, por uma tesoura.  Com uma das mãos, segurou com força a aba do paletó e, com a outra, tesoura em punho, recortou uma tira do tecido, sob o olhar estupefato de sua filha Elena, que acordara com o ruído do telefone e o choro do pai, a quem idolatrava (*). “Papai, o que está acontecendo”? “Vista-se  rápido, minha filha, preciso que você. me acompanhe  até à Santa Casa”, respondeu Jacob.

10 de julho de 2018

O QUE É UMA SINAGOGA?!



A Sinagoga: Um Local que Eleva o Judeu Ligando-o à sua Fonte

A sinagoga é o lugar aonde a comunidade judaica se congrega para rezar, comemorar em época de festa e lamentar em caso de luto. A sinagoga pode ser considerada o centro espiritual de cada comunidade judaica espalhada pelo mundo. Mas será que o povo na rua de São Paulo sabe o que é uma sinagoga?

8 de julho de 2018

CABALÁ (קַבָּלָה): O QUE ACONTECE APÓS A MORTE?


Um dos nossos maiores medos é o medo da morte

Existe um lado saudável para o medo da morte – ele nos faz dar valor à vida e querer viver o máximo possível. Devemos querer viver o máximo possível porque só quando a alma está no corpo ela pode revelar Luz no mundo, e nunca sabemos se já fizemos o suficiente neste corpo atual. Por outro lado, existe um medo negativo da morte que é prejudicial. É importante ter consciência do que é a morte e o que acontece. Saber como funciona o sistema nos ajuda a eliminar medos negativos nesta área e assim injetar mais vida na vida.
O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo.

CABALÁ: A LUTA ENTRE O BEM E O MAL É DENTRO DE NÓS


Nossa missão é fortalecer o lado bom e enfraquecer o lado mau

A verdadeira luta entre o bem e o mal é travada dentro da nossa mente. Nosso cérebro não é a fonte de nossos pensamentos. O cérebro é como um aparelho de rádio, que capta sinais vindos de duas fontes: a Força da Luz do Criador, fonte de todo o bem, e o lado negativo e egoísta, fonte da negatividade e do caos. Cada pessoa tem dentro de si essas duas forças. Nossa missão é fortalecer o lado bom e enfraquecer o lado mau.

FOFOCA: NÃO FALAR E NÃO OUVIR LASHON HARÁ ( לשון הרע) - NÃO FALAR MAL DOS OUTROS


Fazer Lashon Hará ( לשון הרע - má língua) significa fazer fofoca

Lashon Hará é um termo em hebraico que significa "má língua". Fazer lashon hará significa fazer fofoca, isto é, falar mal de outra pessoa sem que ela esteja presente, mesmo se o que está sendo dito for verdade.
Os cabalistas dizem que o lashon hará é um nível de assassinato, porque você pode literalmente matar a outra pessoa só usando a língua. Em outro nível, pode matar a reputação da pessoa, ou matar um relacionamento ou uma carreira.