25 de janeiro de 2020

BRASILEIRO VISITA OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ: EDWARD NOÈDES


"Estando em Cracóvia, decidi visitar os campos de concentração pelo interesse histórico. Video amador, editado no já velhinho mas valente Movie Maker" - Edward Noèdes

DE AUSCHWITZ A SÃO PAULO: COMO A CIÊNCIA CONFIRMOU A MORTE DE MENGELE NO BRASIL


Acompanhe as reviravoltas na história do médico nazista Josef Mengele, que se refugiou no Brasil depois de realizar experiências com centenas de gêmeos judeus e condenar vários outros à morte na câmara de gás. 

Leia a reportagem completa: https://www.bbc.com/portuguese/brasil...

24 de janeiro de 2020

ANDOR STERN: O ÚNICO BRASILEIRO NATO A SOBREVIVER OS HORRORES DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ




A libertação de Auschwitz por tropas russas em 27 de janeiro de 1945 completa 75 anos. Andor Stern, nascido no bairro do Bixiga, em São Paulo (SP), é o único brasileiro nato a sobreviver ao campo de concentração que virou símbolo da "Solução Final da Questão Judaica", de Adolf Hitler.

22 de janeiro de 2020

AMIGO GRINGO: MEU PAI ESCAPOU DOS NAZIS COM UM PASSAPORTE FALSO




Peter Kugel, pai do Seth, nasceu judeu na Alemanha em 1930. A família não praticava a religião e até celebrava Natal, mas para os Nazis não importava. Ele chegou em Nova York em 1937, deixando os irmãos surdos atrás na Inglaterra onde permaneceram mais 9 anos em internatos.

21 de janeiro de 2020

PERFIL NO INSTAGRAM "EVA STORIES" CONTA TRAJETÓRIA DE ADOLESCENTE VÍTIMA DO HOLOCAUSTO


A mãe da adolescente, Agnes Zsolt, sobreviveu ao Holocausto e encontrou o diário da filha quando voltou à Nagyvarad, Romênia, onde cometeu suicídio

Com quase um milhão de seguidores, o perfil no Instagram "Eva Stories" tem uma missão: contar em pleno 2019 uma história de 1944, sobre uma adolescente de apenas 13 anos vítima do Holocausto. O projeto lançado oficialmente nesta semana, por conta das comemorações pelo Dia da Memória dos Mártires e Heróis do Holocausto em Israel, foi idealizado pelo empresário do ramo de tecnologia Mati Kovachi e pela filha dele, Maya.

GOVERNO BRASILEIRO CONFIRMA CRIAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE NEGÓCIOS EM JERUSALÉM


A abertura do escritório de negócios é o primeiro passo para concretizar a promessa que aproximou o presidente brasileiro do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

A viagem do presidente Jair Bolsonaro a Israel, em março de 2019, foi anunciada sob uma expectativa: a transferência da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, uma promessa feita ainda antes da posse. Entretanto, segundo diplomatas familiarizados com as negociações, Israel sinalizou que aceitaria receber menos que o prometido, como a abertura de um escritório de representação do Brasil em Jerusalém, que teria menor peso que a embaixada, mas ainda assim com valor político. Esse foi o movimento confirmado na ocasião pelo Ministério das Relações Exteriores.

GAFE HISTÓRICA?! NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE O NAZISMO FOI MOVIMENTO DE ESQUERDA, DIZ BOLSONARO EM ISRAEL


Para embasar seu argumento, o Presidente procurou lembrar o nome oficial do Partido Nazista; que de fato é fruto da extrema direita

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro fez, em abril de 2019, eco às declarações do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ao afirmar que "não há dúvida" de que o nazismo foi um movimento de esquerda, durante entrevista a jornalistas em Israel.

19 de janeiro de 2020

CULINÁRIA JUDAICA POR SEMIRA ADLER VAINSENCHER (PESQUISADORA DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO)


Bolo de frutas

A culinária judaica é uma das mais saborosas e variadas que existem. Originalmente, essa cozinha enfatizava os sete elementos bíblicos citados no Deuteronômio: a cevada, o trigo, a azeitona, o figo, a romã, a tâmara e as ervas. E, alguns milênios atrás, as comidas eram rústicas, elaboradas pelas mãos de camponesas judias, que foram transmitindo as receitas para suas filhas, como uma das formas de manter a identidade.