21 de janeiro de 2020

GOVERNO BRASILEIRO CONFIRMA CRIAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE NEGÓCIOS EM JERUSALÉM


A abertura do escritório de negócios é o primeiro passo para concretizar a promessa que aproximou o presidente brasileiro do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

A viagem do presidente Jair Bolsonaro a Israel, em março de 2019, foi anunciada sob uma expectativa: a transferência da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, uma promessa feita ainda antes da posse. Entretanto, segundo diplomatas familiarizados com as negociações, Israel sinalizou que aceitaria receber menos que o prometido, como a abertura de um escritório de representação do Brasil em Jerusalém, que teria menor peso que a embaixada, mas ainda assim com valor político. Esse foi o movimento confirmado na ocasião pelo Ministério das Relações Exteriores.


"O Brasil decidiu estabelecer um escritório em Jerusalém para a promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação.", afirma o trecho divulgado pelo Itamaraty. A frase estará na declaração conjunta em que será anunciado o novo escritório de representação brasileira em Jerusalém.

A abertura do escritório de negócios é o primeiro passo para concretizar a promessa que aproximou o presidente brasileiro do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A promessa de transferência da embaixada, feita antes da posse, lembra a que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também fez. O americano levou nove meses para tomar a decisão final de mudar a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém. Já Bolsonaro, apesar de ter falado seguidas vezes antes de tomar posse que faria a mudança de embaixada, passou a ser mais cuidadoso com o assunto desde que assumiu o mandato.

. Fonte:

31/03/19 13:19 Atualizado em 31/03/19 13:21 - Marcelo Ninio, especial para O Globo

https://extra.globo.com/noticias/brasil/governo-brasileiro-confirma-criacao-de-escritorio-de-negocios-em-jerusalem-23563773.html

Nenhum comentário: