21 de dezembro de 2019

COMO DETER A ESCALADA DO ANTISSEMITISMO? - POR DEBORAH E. LIPSTADT


Apesar de o antissemitismo de direita ser mais declaradamente violento, não falta antissemitismo na esquerda

Como podemos lutar contra o antissemitismo que toma conta dos Estados Unidos e da Europa? A historiadora Deborah Lipstadt responde, no artigo que reproduzimos a seguir, “A melhor maneira de combater o antissemitismo? A alegria judaica!”. Esse é o título da matéria publicada pela historiadora em outubro, e faz parte de uma série que celebra um ano do massacre na sinagoga “Tree of Life”, em Pittsburgh (PA).

19 de dezembro de 2019

GENÉTICA & ANCESTRALIDADE JUDAICA - POR DAFNE DAIN GANDELMAN HOROVITZ


Como a Genética vem prevenindo doenças graves e de alta frequência em judeus e a importância da conscientização da comunidade

Nossos genes são a unidade fundamental da hereditariedade, formados por DNA, e determinam inúmeras funções no organismo. Nossas características físicas, traços de personalidade, facilidade para aprender línguas estrangeiras ou tocar um instrumento têm relação com a genética. Pressão alta e diabetes também são influenciadas pelos genes, mas não exclusivamente. Isso em genética é denominado de herança multifatorial.

17 de dezembro de 2019

DESCOBRINDO O ISRAEL (ישראל) BÍBLICO


Neot Kedumim, reserva ecológica que procura recriar o meio-ambiente da época bíblica

Ainda que seja um estado moderno, com tecnologia de ponta presente em seu dia-a-dia, é quase impossível andar por Israel (ישראל) sem sentir uma forte conexão com seu passado bíblico. As opções são muitas em uma região onde, em cada passeio, há uma lição de história, uma conexão religiosa, uma viagem ao passado, uma emoção diferente.

GUIA DE CHANUCÁ (חֲנֻכָּה)


A festa de Chanucá (חֲנֻכָּה) inicia-se no dia 25 de Kislev à noite, e o acendimento das velas vai até 3 de Tevet à noite

Ano após ano, à época de Chanucá (חֲנֻכָּה), as luzes são acesas em todos os lares judaicos para celebrar os acontecimentos daqueles dias, com cânticos de louvor a D'us. assim, os caminhos de Israel são iluminados pela mensagem eterna: "a luz espiritual de Israel nunca será apagada".