7 de setembro de 2019

CAMP DES MILLES: HISTÓRIA E MEMÓRIA


O campo foi utilizado pelos nazistas durante o governo colaboracionista de Vichy para prender e de lá deportar judeus a Auschwitz e outros campos

A visita ao novo Memorial do Holocausto, na França, o Camp des Milles (1939-1942), ainda ausente dos guias turísticos, induz à reflexão sobre racismo, genocídio e preservação da memória. O campo foi utilizado pelos nazistas durante o governo colaboracionista de Vichy para prender e de lá deportar judeus a Auschwitz e outros campos.

4 de setembro de 2019

FILOSOFIA: QUEM FOI ESPINOSA?!


Posteriormente, Espinosa viria a se tornar um dos maiores pensadores racionalistas do século 17, no interior da Filosofia Moderna

Baruch (Abençoado em hebraico) ou Benedictus (Abençoado em latim) de Espinosa nasceu no dia 24 de novembro de 1632, na cidade de Amsterdã, na Holanda. Ele foi gerado no âmbito de uma família de judeus, de origem portuguesa. Seus familiares vinham há algum tempo fugindo das garras da Inquisição. Ele era filho de um rico comerciante. Posteriormente viria a se tornar um dos maiores pensadores racionalistas do século 17, no interior da Filosofia Moderna.

3 de setembro de 2019

O ANO NOVO JUDAICO (ראש השנה = Cabeça do ano)


A Torá refere-se a este dia como Yom ha-Zikkaron (o dia da lembrança) ou Yom Teruah

Rosh Hashaná (em hebraico; ראש השנה, literalmente: Cabeça do ano). O Ano Novo judaico" ocorre no primeiro dia do primeiro mês (Tixri) do calendário judaico. A Torá refere-se a este dia como Yom ha-Zikkaron (o dia da lembrança) ou Yom Teruah. O início de um período de introspecção e meditação de 10 dias (Yamim Noraim = Dias de Introspecção) que acaba no primeiro dia de Yom Kipur.

2 de setembro de 2019

O SIGNIFICADO HEBRAICO DO NOME RAFAEL (רפאל)


רפאל: Significa “Deus curou” ou “curado por Deus”

O nome Rafael (רפאל) tem origem no hebraico Rephael, nome composto pela união dos elementos Repha, que significa “curou”, e el, que quer dizer “Deus”. Significa “Deus curou" ou "curado por Deus”.

MORRE ALBERTO GOLDMAN, EX-GOVERNADOR DE SÃO PAULO


O líder tucano teve uma hemorragia durante uma operação no crânio

São Paulo - Morreu neste domingo o ex-governador de São Paulo e deputado federal Alberto Goldman. Ele estava internado desde o dia 19 no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O líder tucano teve uma hemorragia durante uma operação no crânio. Ex-comunista, Goldman aderiu á social-democracia e se tornou um dos maiores nomes no País.