3 de setembro de 2019

O ANO NOVO JUDAICO (ראש השנה = Cabeça do ano)


A Torá refere-se a este dia como Yom ha-Zikkaron (o dia da lembrança) ou Yom Teruah

Rosh Hashaná (em hebraico; ראש השנה, literalmente: Cabeça do ano). O Ano Novo judaico" ocorre no primeiro dia do primeiro mês (Tixri) do calendário judaico. A Torá refere-se a este dia como Yom ha-Zikkaron (o dia da lembrança) ou Yom Teruah. O início de um período de introspecção e meditação de 10 dias (Yamim Noraim = Dias de Introspecção) que acaba no primeiro dia de Yom Kipur.



O início de um período de introspecção e meditação de 10 dias (Yamim Noraim = Dias de Introspecção) que acaba no primeiro dia de Yom Kipur

Na literatura rabínica é oitavo tratado na ordem de Mo'ed; em algumas edições anteriores do Mixná e do Talmud é a sétima, e nas atuais edições do Talmud: está em quinto lugar, contém:

1—As regras mais importantes relativas ao ano civil, juntamente com uma descrição da inauguração dos meses pelo Nasi (equivalente ao Presidente) e Ab bet din (equivalente ao Líder do STF). 

2—Leis sobre a forma e uso do Shofar e sobre o serviço durante a festa de Rosh ha-Shaná:

. Os quatro anos religiosos e civil (1:1), falam dos quatro dias de julgamento dos festivais de peregrinos e de Rosh ha-Shanah

. (1:2); dos seis meses em que os mensageiros do Sinédrio anunciam o mês 

. (1:3); dos dois meses do início dos quais as testemunhas anunciam ao sinédrio, mesmo no sábado 

. (1:4), e mesmo que a lua seja visível para todos 

. (1:5); Gamaliel até enviou no sábado por quarenta pares de testemunhas à distância 

. (1:6); quando pai e filho (que como parentes não podem testemunhar juntos) contemplam a lua nova eles devem partir para o bet din 

. (1:7), uma vez que não pertencem absolutamente àqueles que são legalmente impróprios para este fim 

. (1:8). Os fracos e doentes são nascidos em ninhadas e protegidos contra os ataques dos Saduceus; eles devem receber comida, pois as testemunhas são obrigadas a viajar até mesmo no sábado (1:9).

Outros foram para identificar o desconhecido (2:1). Nos tempos antigos, os sinais de fogueira nas montanhas anunciavam a todos, até a Babilônia, que o mês havia sido santificado. O costume de ter testemunhas e mensageiros foi introduzido depois que os saduceus tentaram praticar o engano (2:2, 3, 4). A grande corte chamada Bet Yaazeḳ era o local de assembléia das testemunhas (2:5); abundantes rimas lhes aguardavam, e dispensas da Lei eram concedidas a eles (2:6); o primeiro par de testemunhas foi questionado separadamente sobre o aparecimento da lua e outras testemunhas de forma curiosa (2:7). Então o ab bet din chamou uma grande assembléia: "Santificado!" todas as pessoas gritando em voz alta atrás dele (2:8).

Gamaliel II. tinha representações da lua que ele mostrou para as testemunhas. Uma vez que surgiu uma disputa entre ele e Joshua a respeito da lua de Tishrei; o último, em obediência ao nasi, chegou a pé a Jamnia no dia que ele havia calculado para ser o Dia da Expiação, e os dois estudiosos fizeram a paz (3:1).

Havia vários obstáculos para a santificação dos meses, como quando faltava tempo para a cerimônia, ou quando não havia testemunhas presentes antes do bet din (10 judeus reunidos). No primeiro caso, o dia seguinte se tornou a lua nova; no segundo caso o bet din sozinho realizou a santificação.

. Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosh_Hashan%C3%A1

Nenhum comentário: