2 de junho de 2018

SUBÚRBIO CARIOCA: PARTICIPANTES DO "SHABATOUR" VISITAM A SINAGOGA AHAVAT SHALOM, EM OLARIA (RJ)


Nessa visita, a sinagoga recebeu mais de 50 pessoas, que saíram maravilhadas com as historias e memórias contadas

O Shabatour, mais novo projeto do Hillel Rio, explora a diversidade cultural da comunidade judaica no Rio de Janeiro realizando visitas às sinagogas da cidade. Os encontros do grupo não se resumem as visitas, e sim a participação nos shabatot, para que os integrantes do projeto vivenciem como é o shabat em cada sinagoga. 

NO CORAÇÃO DA ZONA NORTE CARIOCA - SINAGOGA DO MÉIER (BEITH YEHUDA): PATRIMÔNIO CULTURAL DE TODOS NÓS


A família Sender, que morou até a década de 70 no bairro do Méier, continua até hoje o legado do patriarca da família, Machil Sender, um dos fundadores da Sinagoga Beit Yehudá

A comunidade do Rio de Janeiro conta com um grande número de sinagogas, incluindo algumas remanescentes na zona norte, onde, no início do século XX, muitos judeus oriundos da Europa imigraram para os subúrbios de nossa cidade. Resistindo ao tempo e ao êxodo das famílias para a zona sul, essas sinagogas são patrimônios históricos de nossa comunidade e muitas pessoas se esforçam para mantê-las abertas, apesar do pouco apoio recebido pelas lideranças judaicas.

27 de maio de 2018

KASHRUT (EM HEBRAICO: כַּשְרוּת) - COMIDA KASHER: VOCÊ CONHECE?


Os judeus, por exemplo, mais que uma dieta, seguem um estilo de vida através da comida Kosher

Seguindo o movimento de que comida é cultura, podemos refletir como a cultura de cada povo influi diretamente em sua alimentação. Os judeus, por exemplo, mais que uma dieta, seguem um estilo de vida através da comida Kosher. O post do blog: "Na Cozinha com Claudinha" aborda a comida Kosher.