23 de março de 2019

O QUE É "SENTAR SHIVÁ" (שבעה)?


Permanecer recluso é expressar sofrimento pela ruptura da comunicação com alguém que amamos

. Sair de Casa Durante a Shivá (שבעה):

A tradição mais característica do luto judaico é o retiro do enlutado no recesso de seu lar após a morte de um parente próximo. Ele não se mistura socialmente, não participa de eventos alegres ou faz viagens recreativas durante essa época. A palavra "Shivá" (שבעה) significa literalmente "sete", ou seja, os 7 dias de luto.

22 de março de 2019

POR QUE TANTAS ESTÁTUAS EGÍPCIAS TÊM O NARIZ QUEBRADO?


"A parte danificada do corpo não é mais capaz de fazer o seu trabalho", explicou Bleiberg. Sem nariz, o espírito-estátua deixa de respirar, de modo que o vândalo está efetivamente "matando"

A pergunta mais comum que o curador Edward Bleiberg faz aos visitantes das galerias de arte egípcias do Museu do Brooklyn é direta, mas saliente: por que o nariz das estátuas está quebrado? Bleiberg, que supervisiona as extensivas participações do museu na arte egípcia, clássica e do antigo Oriente Próximo, ficou surpreso nas primeiras vezes que ouviu essa pergunta. Ele tinha dado como certo que as esculturas estavam danificadas; seu treinamento em egiptologia incentivou a visualização de como uma estátua ficaria se ainda estivesse intacta.

CEMITÉRIO ISRAELITA DE EMBU DAS ARTES (SP)


O mais novo cemitério da comunidade judaica de São Paulo foi inaugurado em 2001, num terreno de 50 alqueires

O mais novo cemitério da comunidade judaica de São Paulo foi inaugurado em 2001, num terreno de 50 alqueires, no município do Embu, na Grande São Paulo. Englobando um parque de araucárias que constitui área de preservação ambiental, o campo santo abriga também lagos com peixes ornamentais, sendo um local bucólico, cujas dimensões tranqüilizam a comunidade judaica pelas próximas décadas quanto à necessidade de se adquirir novas áreas para tal finalidade.

17 de março de 2019

O QUE É A "DESCOBERTA DA MATZEIVÁ?"



Cemitério de Vila Rosali (velho), em São Joao de Meriti (RJ)

"Quando o carro da funerária chega ao Cemitério Israelita, o caixão é levado a um quarto reservado que tem um lavatório e uma bancada, e cujas paredes são forradas com azulejos brancos. Ali, o Comitê Fúnebre irá preparar o morto para o sepultamento. As mulheres preparam um corpo feminino e, os homens, um masculino. Em primeiro lugar, retiram o corpo do caixão e o colocam sobre a bancada, onde é lavado com álcool.

SEPULTAMENTO JUDAICO & PERGUNTAS FREQUENTES


Um dos mais antigos cemitérios israelitas do Brasil em Belém (PA)

Da mesma forma que existe um modo de vida judaico, existem, também, rituais a serem seguidos por ocasião da morte.Quando morre um judeu, os familiares devem providenciar seu enterro rapidamente. De acordo com as leis mosaicas, o corpo deve ser sepultado logo que for possível, de preferência no mesmo dia da morte e, também, enquanto houver luz natural: Seu cadáver não poderá permanecer ali durante a noite, mas tu o sepultarás no mesmo dia (Deuteronômio 21:23). Enquanto o morto permanecer insepulto, a sua alma não ficará em repouso. Ela só descansará quando o corpo for enterrado.

PURIM: O FERIADO DIVERTIDO!!


Purim trata de amizade, comunidade e carinho

Purim, celebrado a 14 de Adar, é o dia mais animado e repleto de ação do ano judaico. Há 2.400 anos, Haman, primeiro ministro persa, ordenou o genocídio dos judeus. Seu plano foi frustrado por Esther e Mordechai – e nós celebramos!