19 de setembro de 2020

PALESTRA: "JÓ - OU A TORTURA PELOS AMIGOS" - POR LUIZ FELIPE PONDÉ


Evento de lançamento do livro "Jó - Ou a tortura pelos amigos", de Fabrice Hadjadj, com palestra de Luiz Felipe Pondé, responsável pelo prefácio da obra

"RESISTÊNCIA" AO ANTISSEMITISMO: CONTRARIANDO AS CIRCULARES SECRETAS DO GOVERNO VARGAS - POR MARIA LUIZA TUCCI CARNEIRO


O embaixador Souza Dantas, ao centro, conversando com Oswaldo Aranha (esq.) e Getúlio Vargas (dir.)

Outros diplomatas podem ser arrolados, alguns inclusive – entre os quais o próprio Souza Dantas – citados pela primeira vez no meu livro O Anti-semitismo na Era Vargas, cuja edição de lançamento é de 1988. Até esta data, o teor das Circulares Secretas antissemitas emitidas durante os governos de Getúlio Vargas (1937-1945) e de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) eram totalmente desconhecidas. Da mesma forma, era desconhecida a história de Souza Dantas e seu envolvimento com os judeus refugiados em Paris, assim como as ações salvacionistas de Aracy Moëbius de Carvalho.

17 de setembro de 2020

A SABEDORIA ISRAELITA ANTIGA: POR LUIZ FELIPE PONDÉ


Devemos aprender a viver e respeitar a sabedoria daqueles que nos deram a vida e nos legaram o mundo

Discutiremos o conjuntos de quarto textos conhecidos como literatura israelita antiga. A tradição remete esses textos ao rei Salomão conhecido como o rei mais sábio da Israel antiga. O primeiro texto é “Provérbios”, conhecido como um conjunto de máximas de sabedoria dos patriarcas e ancestrais. Devemos aprender a viver e respeitar a sabedoria daqueles que nos deram a vida e nos legaram o mundo.

ESTADOS UNIDOS: OS OBAMAS POSSUEM UM RABINO NA FAMÍLIA


Casper Funnye se converteu ao judaísmo e foi ordenado rabino sob a supervisão de rabinos negros

Embora Barack Obama tenha lutado para obter votos entre eleitores judeus judeus nos EUA, descobriu-se que um dos primos de sua esposa é o rabino negro mais proeminente do país. Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama, é uma prima do rabino Casper Funnye, líder espiritual de uma sinagoga majoritariamente negra no South Side de Chicago (Ill.). A mãe de Funnye, Verdelle Robinson Funnye, e o avô paterno de Michelle Obama, Frasier Robinson Jr., eram irmãos.

CONHECER AS OBRAS DO CARIOCA RUBENS GERCHMAN MUDA A VIDA


Fundador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o artista Rubens Gerchman revolucionou o universo artístico brasileiro

Há pessoas que são fortalezas. Conquistam o mundo, se e quando é preciso. Iluminam. Marcam caminhos. O artista plástico Rubens Gerchman era um desses. Quebrou barreiras, criou quando ninguém imaginava e acreditou quando vários disseram não.

16 de setembro de 2020

ORIGEM DA PALAVRA RELIGIÃO


Assim, religare teria o sentido de “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar”. Neste caso, o termo era utilizado como um ato de “voltar a unir” o humano com o que era considerado divino

Os etimologistas discutem bastante a respeito sobre a real origem etimológica da palavra “religião”. No entanto, muitos acreditam que tenha surgido a partir da junção do prefixo "re", que funciona como um intensificador da palavra que o sucede, neste caso ligare, que significa “unir” ou “atar”.

A INQUISIÇÃO ESPANHOLA


Na Espanha a Inquisição adquiriu característica própria. O principal alvo eram os conversos - judeus forçados, por violência ou pressão, a se converter ao Cristianismo

A Inquisição foi introduzida tardiamente na Espanha, por Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os Reis Católicos, no final do século 15, cerca de 250 anos após ter sido criada pela Igreja Católica. Mas foi nos domínios da Coroa Espanhola que alcançou novas dimensões de intolerância e perversidade, tornando-se o capítulo mais aterrorizante na história da Inquisição.

15 de setembro de 2020

RIO DE JANEIRO: FILHO DE IMIGRANTES - POR ZEVI GHIVELDER


Grande Templo Israelita no centro histórico do Rio de Janeiro (detalhe)

O relato a seguir é uma breve lembrança da vida dos meus pais, que saíram no século passado da Bessarábia, uma bela e conturbada região localizada entre a Romênia e a Rússia, e se radicaram no Brasil, no Rio de Janeiro. Espero que meus netos e os netos dos meus netos, se vierem a tomar conhecimento desta narrativa, renovem o orgulho por terem atravessado o Mar Vermelho guiados por Moisés, e sempre se empenhem pela sobrevivência do Povo Judeu.

14 de setembro de 2020

UMA VEZ CONCLUÍDA OFICIALMENTE A CONVERSÃO, NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE JUDEU NATO E POR OPÇÃO: TODOS SÃO IGUALMENTE JUDEUS


Jovem no Mikvá, durante a cerimônia final de conversão ao Judaísmo

O judaísmo é uma religião que aceita conversão (em hebraico: גיור‎, giyur). Uma Conversão ao judaísmo é a entrada de um não-judeu na comunidade judaica seguindo assim a Torá e as leis da Halachá como qualquer outro judeu. No entanto, o judaísmo proíbe o proselitismo, ou seja, não encoraja as conversões. A palavra hebraica para conversão (giyur) tem o sentido etimológico equivalente a "naturalização" e o convertido é chamado de Guer (em hebraico: גר).

Importante: Apesar das discordâncias entre as denominações judaicas, uma vez convertido oficialmente, não há diferença entre judeu nato e convertido, ou seja, os privilégios e obrigações são as mesmas.

PANDEMIA: JUDEUS CELEBRARÃO IOM KIPUR COM SERVIÇOS ONLINE E SHOFARES "COBERTOS" EM NYC


Neste Rosh Ha'Shaná (Cabeça do ano = Ano novo), até o shofar (chifre de carneiro) terá uma máscara para evitar a contaminação pelo vírus através do ar

A ponta do chifre de carneiro, que soa durante a celebração do Ano Novo Judaico (Hosh Ha'Shaná = Cabeça do ano) que começa sexta-feira (18) à noite, será coberto na Sinagoga Sefardita do West Side para que nenhum germe de coronavírus em potencial escape para os congregantes. A participação também será limitada a 60 pessoas, o serviço de 5 horas será cortado para limitar a quantidade de tempo que os fiéis passam dentro do templo e todos terão que usar máscara, disse Ari Afilalo, o presidente da sinagoga de Upper West Side cujos membros incluem imigrantes de Israel, França e Marrocos.

13 de setembro de 2020

DEPOIS DOS EMIRADOS ÁRABES, BAHREIN SERIA O PRÓXIMO PAÍS A ASSINAR ACORDO DE PAZ COM ISRAEL


Al-Khalifah também enfatizou anteriormente que seu país reconhece o direito de Israel de existir, dizendo que está “lá para ficar”

O Bahrein deve seguir os Emirados Árabes Unidos na assinatura de um acordo de paz com Israel, disse uma autoridade israelense ontem. O canal hebraico Kan citou o oficial anônimo dizendo: “Espera-se que Bahrein seja o próximo país, que estabelecerá relações oficiais com Israel”.