17 de setembro de 2020

ESTADOS UNIDOS: OS OBAMAS POSSUEM UM RABINO NA FAMÍLIA


Casper Funnye se converteu ao judaísmo e foi ordenado rabino sob a supervisão de rabinos negros

Embora Barack Obama tenha lutado para obter votos entre eleitores judeus judeus nos EUA, descobriu-se que um dos primos de sua esposa é o rabino negro mais proeminente do país. Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama, é uma prima do rabino Casper Funnye, líder espiritual de uma sinagoga majoritariamente negra no South Side de Chicago (Ill.). A mãe de Funnye, Verdelle Robinson Funnye, e o avô paterno de Michelle Obama, Frasier Robinson Jr., eram irmãos.


Casper Funnye sempre motivou a comunidade judaica em geral a aceitar mais os judeus que não são brancos

Funnye (pronuncia-se fuh-NAY) é o rabino-chefe da Congregação Hebraica Etíope Beth Shalom B’nai Zaken, no sudoeste de Chicago. Ele é bem conhecido nos círculos judaicos por atuar como uma ponte entre a tradição judaica e o mundo em geral menor, e em grande parte isolado, das congregações judias negras, às vezes conhecidas como hebreus negros ou israelitas. Ele sempre motivou a comunidade judaica em geral a aceitar mais os judeus que não são brancos.
A famosa parente de Funnye deu uma reviravolta inesperada na tão analisada relação entre Barack Obama e a comunidade judaica. Por um lado, os organizadores políticos, eleitores e doadores judeus - incluindo algumas das famílias mais ricas e proeminentes da cidade - desempenharam um papel essencial na ascensão de Obama ao poder em Chicago. Mas o senador por Illinois teve que lutar para superar as suspeitas em algumas partes da comunidade judaica nos EUA, incluindo o ceticismo sobre sua posição em relação a Israel e rumores desacreditados, mas persistentes, de que ele é secretamente um muçulmano.

Funnye, que se descreve como independente, disse não ter se envolvido com a campanha de Obama. Ele observou, no entanto, que doou dinheiro e que estava torcendo por Obama.

“Eu sei que seu avô, seu pai, minha mãe e todos os nossos parentes que agora já faleceram ficariam muito, muito orgulhosos de ambos”, disse Funnye ao jornal Forward.

Funnye conhece Michelle Obama (nascida Michelle Robinson) desde que ela nasceu. Ambos cresceram no South Side de Chicago, e a mãe de Funnye e o pai de Obama tinham um relacionamento próximo.

“O pai dela era como a base da nossa família”, disse Funnye. “Ele sempre quis manter a família muito conectada e em contato uns com os outros.” Funnye e Obama se viam várias vezes por ano enquanto cresciam, principalmente em eventos familiares e em visitas ocasionais às casas um do outro. A mãe de Obama, Marian Robinson, lembrou-se de Funnye e sua família vindo para visitas e disse que ele e seus filhos eram "tão próximos quanto os primos poderiam ser".

Os dois perderam o contato quando cresceram, mas se reconectaram anos depois, quando Obama trabalhava para a Universidade de Chicago e Funnye liderava uma organização de serviço social local chamada The Blue Gargoyle. 

Funnye também trabalhou com Barack Obama, que, como senador estadual, compareceu e falou em eventos pela organização. Quando Barack e Michelle Obama se casaram, Funnye e sua família compareceram ao casamento. Funnye disse que ele e os Obama não mantiveram contato desde o início da campanha presidencial.


Funnye conhece Michelle Obama (nascida Michelle Robinson) desde que ela nasceu

Embora a congregação de Funnye se descreva como hebraico etíope, ela não está conectada aos judeus etíopes, comumente chamados de Beta Israel, que imigraram para Israel em massa nas últimas décadas. Também é separado dos hebreus negros na cidade israelense de Dimona e do grupo hebreu israelita supremacista negro, cujos discursos incendiários de rua se tornaram espetáculos familiares em várias cidades americanas.

Funnye se converteu ao judaísmo e foi ordenado rabino sob a supervisão de rabinos israelitas negros. Ele então passou por outra conversão, supervisionada por rabinos ortodoxos e conservadores. Funnye trabalhou para conectar sua própria congregação com o resto da comunidade judaica de Chicago. Ele atua no Conselho de Rabinos de Chicago e é vice-presidente do Conselho de Rabinos Israelita, a associação rabínica para rabinos negros israelitas.

Ele também viajou por todo o país, encorajando a maioria dos judeus brancos a ser mais receptiva aos judeus não brancos ao redor do mundo. Em julho passado, Funnye participou da posse de Gershom Sizomu, o novo rabino-chefe de Uganda.

A notícia da conexão familiar de Funnye pode adicionar um novo brilho às complexidades raciais de seu próprio trabalho e da atual campanha presidencial.
"Acho que nos diz tudo o que precisamos saber sobre a América moderna e o judaísmo moderno que um candidato birracial tenha sido nomeado pelo Partido Democrata e seja parente de um rabino afro-americano", disse Gary Tobin, presidente do Institute for Jewish & Community Research, que tem trabalhado para uma maior aceitação das minorias judaicas.

O relacionamento de Funnye com a família Obama foi relatado no Chicago Jewish News. Em abril passado, um artigo do Wall Street Journal relatou que a ex-primeira-dama tinha um primo (a quem o jornal erroneamente se referiu como primo de 2º grau) que é um rabino negro proeminente, mas o jornal não mencionou Funnye. 

Embora alguns conhecidos de Funnye e os Obama dissessem saber da conexão, a notícia foi uma surpresa para a maioria dos membros da comunidade judaica de Chicago. Nem Funnye nem os Obama fizeram questão de mencionar seus laços familiares. Na sinagoga de Funnye, no entanto, a ligação do rabino com o candidato presidencial democrata é uma questão de conhecimento comum.

“Ele realmente saltou no radar de todos após a convenção de 2004”, disse Funnye. “Foi quando algumas pessoas disseram:‘ Ele não é seu parente ou algo assim? ’Eu disse:‘ Sim, ele é casado com minha prima (Michelle) e ela está fazendo dele tudo o que ele é”.

. Fonte: 

https://forward.com/news/14148/the-obamas-have-a-rabbi-in-the-family-02479/

Nenhum comentário: