30 de agosto de 2018

COMO O DIABO (שטן = SATÁN) FICOU VERMELHO E GANHOU CHIFRES?


Diabo, Satanás (שטן), Lúcifer e, às vezes, Leviatã ou Mefistófeles: varios nomes, várias faces, vários papéis

Se alguém te pedisse para imaginar o diabo, provavelmente viria à mente um demônio com um tridente nas mãos. No entanto, por centenas de anos, o diabo cristão não foi retratado pela arte religiosa e, quando finalmente surgiu, era azul e não tinha chifres ou cascos. A imagem mais familiar para nós surgiu pelas mãos de gerações de artistas e escritores que pegaram o pouco que é dito pela Bíblia Cristã sobre Satanás (שטן) e o reinventaram ao longo do tempo. As Novas Escrituras dizem que Satanás era o maior "adversário" de Deus.

29 de agosto de 2018

BICUR CHOLIM (ביקור חולים): VISITAR E REZAR PELOS DOENTES


Em cidades ao redor do mundo, existem muitas entidades judaicas especialmente dedicadas à essa mitsvá


Bikur Cholim (ביקור חולים), visitar os doentes, é uma grande mitsvá. A Torá relata como D’us, Ele próprio, visitou nosso antepassado Avraham quando ele estava se recuperando, enviando três anjos. Ao visitar os doentes, a pessoa oferece orações para uma rápida recuperação, assistência material, se possível, e, claro, encorajamento moral.

JUDAÍSMO: QUAL É O CONCEITO DE GUEMILUT CHASSADIM (גמילות חסדים)?


O fator determinante de chessed (Compaixão), portanto, de Gemilut Chassadim (גמילות חסדים), é o envolvimento pessoal

Além dos deveres específicos já mencionados, há outras obrigações que estão incluídas na mitsvá de Gemilut Chassadim (גמילות חסדים), ou seja, Amor-Bondade sem esperar nada em retorno. O fator determinante de chessed (Compaixão), portanto, de Gemilut Chassadim, é o envolvimento pessoal. A mitsvá de Gemilut Chassadim não é cumprida simplesmente aliviando alguma necessidade de assistência material. O verdadeiro significado dessa mitsvá é melhor expresso pelos Rabinos, quando dizem: "Não se diz que 'feliz é aquele que dá aos pobres,' mas 'feliz é aquele que considera os pobres.' (Tehilim 41:2)1"

28 de agosto de 2018

HENRIQUE MARTINS (HEINZ SCHLESINGER) É SEPULTADO EM CEMITÉRIO ISRAELITA EM SÃO PAULO


Henrique Martins foi sepultado na segunda-feira (27), no Cemitério Israelita do Butantã (detalhe), na Zona Oeste de São Paulo

O ator e diretor Henrique Martins (Heinz Schlesinger) morreu neste domingo (26), aos 84 anos. Ele atuou em 'O sheik de Agadir' e 'Meu pé de laranja lima', além de dirigir 'Éramos seis' e 'Revelação'. O corpo do ator e diretor Henrique Martins foi sepultado nesta segunda-feira (27), no Cemitério Israelita do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. O artista, que atuou em novelas como "O sheik de Agadir" (1966), "O meu pé de laranja lima" (1970) e "Carrossel" (2012), morreu no domingo (26), aos 84 anos.

26 de agosto de 2018

MORRE EM SÃO PAULO O ATOR E DIRETOR HENRIQUE MARTINS (HEINZ SCHLESINGER)



Heinz Schlesinger (Henrique Martins) nasceu em 1933, em Berlim, Alemanha, e veio para o Brasil com a família quando tinha 3 anos de idade

Henrique trabalhou em dezenas de produções na televisão, tendo passagens também por emissoras como Tupi, Excelsior, Globo, Record e SBT. Heinz Schlesinger nasceu em 1933, em Berlim, Alemanha, e veio para o Brasil com sua família quando tinha 3 anos. No país, sob o nome artístico de Henrique Martins, ele fez sua estreia na televisão como o protagonista da novela "Se o mar contasse" (1964, TV Tupi).

ORIGEM DA PALAVRA "AMÉM" (אָמֵן)


A palavra em hebraico אָמֵן (āmēn) pode ser traduzida literalmente como “espere por isso”

Utilizada por religiosos de todo o mundo, palavra é usada da mesma maneira que os hebreus faziam no passado. A palavra amém é um dos raros exemplos de palavras que mantiveram seu significado original quase imutável por milênios, mesmo após ser adotada por línguas das mais diversas famílias linguísticas. No entanto, você conhece a sua origem?

SHIVÁ (שבעה): COBRIR ESPELHOS NUMA CASA ENLUTADA


Shivá ou Shiv'ah (do hebraico שבעה "sete" ) é o nome dado dentro do judaísmo para se referir ao período de sete dias de luto mantidos pela morte de uma pessoa próxima

. Pergunta:

Você pode lançar alguma luz sobre o costume de cobrir espelhos em uma casa enlutada? Disseram-me que, após o funeral de um parente imediato, cobrimos todos os espelhos de sua casa durante os 7 dias de luto (Shivá). A razão que escutei é que não devemos nos ocupar com coisas materiais e fúteis como nossa aparência durante o período de luto. Há outra explicação mais profunda?