19 de janeiro de 2018

VINHO: A SANTIDADE DO POVO JUDEU


No Templo Sagrado o vinho era derramado sobre o Altar, juntamente com o sacrifício

O vinho e o suco de uva, mais do que qualquer outra bebida, representam a santidade do povo judeu. São usados para a santificação do Shabat e Festas Judaicas. No Templo Sagrado o vinho era derramado sobre o Altar, juntamente com o sacrifício. Entretanto, uma vez que o vinho era e ainda é usado em muitas formas de culto idólatra, ele ocupa uma posição única na Lei Judaica, que impõe restrições especiais a sua produção e manipulação.

18 de janeiro de 2018

VISÃO JUDAICA: QUEM NASCEU PRIMEIRO; O OVO OU A GALINHA?! COMO CONSUMI-LO (O OVO)


Uma única gota de sangue faz com que este ovo não seja casher

De acordo com a lei judaica, os ovos com casca são parvê (neutros) e devem ser provenientes de aves casher e não conter nenhum sinal de sangue. Para certificar-se da ausência de sangue em ovos crus, estes devem ser abertos e examinados um a um em um prato ou copo transparente. Se for encontrado qualquer sinal de sangue, o ovo inteiro deverá ser descartado e o copo ou prato lavado com água fria. Uma única gota de sangue faz com que este ovo não seja casher.


16 de janeiro de 2018

1º CEMITÉRIO PARQUE ISRAELITA DO RIO DE JANEIRO - RJ


O Cemitério Parque Israelita presta serviços às todas as sinagogas que assim desejarem e a todos os membros da comunidade judaica

A Congregação Judaica do Brasil (CJB) tem suas fontes em duas nascentes: uma proveniente do Movimento Conservador (Masorti) e outra do Movimento Renewal (Reformista). O Midrash Centro Cultural pertence a Congregação Judaica do Brasil que institucionalmente esta filiada tanto ao World Council of Synagogues do Movimento Conservador como ao Network of Jewish Renewal Communities. O rabino Nilton Bonder tem ordenação por ambos os movimentos tendo smicha (ordenação rabínica) do Jewish Theological Seminary, órgão acadêmico principal do Movimento Conservador, e também de Reb Zalman Schachter, expoente maior do Movimento Renewal.

14 de janeiro de 2018

CENTRO ISRAELITA DE NITERÓI (CIN) - RJ


O CIN fica na Rua Visconde do Uruguai, 255, Centro de Niterói (RJ)

Em 2015, o Centro Israelita de Niterói (CIN) celebrou 90 anos com uma grande festa. Com apoio da FIERJ, o evento uniu diversas instituições de Niterói e toda a comunidade judaica do Estado do Rio de Janeiro. O CIN fica na Rua Visconde do Uruguai, 255, Centro de Niterói. 

A LEI JUDAICA COM RELAÇÃO AO CONSUMO DE VEGETAIS (CASHRUT)


Verduras, frutas e hortaliças em seu estado natural e não-processado são casher e parve

Hortaliças frescas, frutas e grãos, em seu estado natural e não-processado, são casher e parve. Podem ser consumidos tanto com laticínios como com carne. No entanto, uma vez que uma hortaliça foi combinada com um produto de carne ou de leite, se torna respectivamente um produto de carne ou de leite.

A Torá proíbe comer vermes e insetos, vivos ou mortos. As verduras, frutas e hortaliças devem ser minuciosamente examinadas. Entre as verduras incluem-se folhas (alface, agrião, espinafre, couve, couve flor, brócolis, etc), grãos (feijão, lentilha, grão de bico, milho para pipoca, etc) e frutas (morango, maçã, etc).