17 de junho de 2023

A PUNIÇÃO DA GERAÇÃO DO DESERTO


Todo ano, na noite em que os judeus tinham pecado, 9 de Av, chorando sem um bom motivo, quinze mil judeus morriam


"Esta geração," jurou Ele, "que viu Meus milagres no Egito e no deserto, e não obstante testaram-Me dez vezes, não entrarão na Terra. Diga ao povo que Eu juro que cumprirei seu pedido. Pediram para falecer no deserto, e falecerão. Todos os homens com idade entre vinte e sessenta anos - aqueles que podem ser recrutados para o exército, mas recusaram-se a enfrentar os canaanitas em combate - morrerão com a idade de sessenta anos, e cavarão suas próprias sepulturas.

OS JUDEUS CHORAM SEM MOTIVO?!


Todas as nações do mundo antigo desejavam possuir Israel. Nos tempos antigos, um rei que não possuísse um palácio lá não era considerado "importante"


Os dez espiões viram que os judeus tinham se acalmado com as palavras de Calêv e Moshê. Decidiram tentar uma tática diferente para atrair as pessoas a seu modo de pensar. Naquela noite, cada um dos dez homens voltou a sua tenda, fingindo estar doente. Vestiram mortalhas brancas, choraram e lamentaram-se. Suas famílias ficaram alarmadas e lhes perguntaram o que os afligia. "Não podemos esquecer o que vimos na terra de Canaã," disseram eles. "Estamos certos de que vamos morrer, é por isso que choramos e nos lamentamos."

A MITSVÁ (MANDAMENTO) DO TSITSIT (FRANJAS)


A mitsvá de tsitsit (franjas) é um veículo que possibilita ao judeu lembrar-se de todos os preceitos da Torá

A parashá termina com a obrigação de lembrar todos os mandamentos; pois é uma falácia pensar que o judaísmo pode assentar-se apenas sobre a fundação de mandamentos tão primários quanto acreditar em D'us e observar o Shabat, vitais como o são.