15 de março de 2019

A EVANGELIZAÇÃO CRISTÃ DA IDADE MÉDIA NO MÉXICO (INQUISIÇÃO)


"Jesus deu a vida por sua causa. Agora, se você duvidar do que estamos dizendo, nós queimamos você vivo" (Inquisição)

"Jesus ama você.  Ele deu a vida por você. Agora, se você não acreditar no que dizem seus seguidores, ele lançará você no inferno para ser queimado eternamente, e seu sofrimento não terá fim".  Essa foi a mensagem cristã primitiva, um amor divino um tanto estranho. Mas o pior estava por vir: "Jesus deu a vida por sua causa. Agora, se você duvidar do que estamos dizendo, nós queimamos você vivo". (Inquisição)

14 de março de 2019

INFLUÊNCIA JUDAICA NA LÍNGUA PORTUGUESA & HÁBITOS BRASILEIROS


No dia marcado, estavam todos os judeus no porto de Lisboa esperando os navios que não vieram. Todos foram convertidos e batizados à força, em pé. Daí a expressão: “ficaram a ver navios”


. Influência no idioma português:

Apesar da presença judaica por tantos séculos, em Portugal como no Brasil, as perseguições resultaram também em exclusões vocabulares. A maior parte dos hebraísmos chegou ao português por influência da linguagem religiosa, particularmente da Igreja Católica, fazendo escala no grego e no latim eclesiásticos, quase sempre relacionados a conceitos religiosos, exemplos: aleluia, amém, bálsamo, cabala, éden, fariseu, hosana, jubileu, maná, messias, satanás, páscoa, querubim, rabino, sábado, serafim e muitos outros.

BOLSONARO VAI A ISRAEL NO FINAL DO MÊS AINDA SEM DECISÃO SOBRE TRANSFERÊNCIA DE EMBAIXADA


Consulado Geral do Brasil em Tel Aviv

BRASÍLIA (DF) - O presidente Jair Bolsonaro chegará no dia 31 de março a Israel para uma visita de Estado, ainda com a promessa no ar de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém mas, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters, sem uma decisão sobre o assunto por parte do Palácio do Planalto. Bolsonaro estará em Israel entre os dias 31 de março e 2 de abril.

10 de março de 2019

JUDAÍSMO: VIDA APÓS A VIDA


Como Sua essência é completamente espiritual, e não-física, é impossível que a alma possa morrer

A vida após a morte é fundamental na crença judaica. A criação do homem atesta a vida eterna da alma. A Torá diz: "E o Todo Poderoso formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas a alma da vida". Neste versículo, o Zôhar declara que "aquele que sopra, sopra de dentro de si mesmo," indicando que a alma é na verdade parte da essência de D'us. Como Sua essência é completamente espiritual, e não-física, é impossível que a alma possa morrer. Esta é a idéia que o Rei Salomão queria transmitir quando escreveu: "O pó retornará ao solo como antes, e o espírito retornará a D'us que o concedeu." (Cohêlet 12:17).

MISTICISMO JUDAICO: O QUE É ALMA?


Uma alma é Energia Divina; é existência além da matéria. É a parte de você que existe além da matéria, além de seu corpo e de seus cinco sentidos. Não pode ser vista

Se você se beliscar poderá sentir que está vivo. Se alguém lhe chamar aos gritos, você certamente irá atender ao chamado. Seus sentidos lhe orientam como reagir a cada ato que ocorre em sua vida. Mas quando alguém a quem você ama muito lhe magoa ou lhe ofende, que sentido você usa para expressar o que sente, além das lágrimas que escorrem em sua face? Sua alma!

O QUE É B'RIÁ? (CRIAÇÃO SEM CAUSA/MOTIVO) ISSO É POSSÍVEL?!


Você consegue construir uma casa sem materiais? Compor uma canção sem sons? Conceber uma ideia inteiramente separada do seu banco de experiências? 

Geralmente traduzida como criação, porém mais especificamente, criação de algo a partir do nada (hebraico: b’riá yesh mei-ayin). Uma verdadeira briá não emerge de seu antecedente; nada a prediz nem sequer sugere sua possibilidade. Em vez disso, é algo inteiramente novo, um fenômeno totalmente sem precedentes.

TENDÊNCIA & MODA: POR QUE EU NÃO SOU TATUADO?!


A Torá não poderia ter sido mais explicita: "Não farás tatuagem em teu corpo" (Vayicrá 19:27)

Alguém me repassou uma mensagem que tem circulado pela internet nos últimos dias: “As pessoas me perguntam por que eu não tenho tatuagem... Eu sempre respondo: ‘você colocaria um adesivo numa Ferrari?’” - por Rabino Ilan Stiefelman - Lubavitch Copacabana (RJ)