9 de março de 2019

FILME (1999): CENA EM QUE A MÚMIA FALA HEBRAICO PORQUE CONVIVEU COM OS ESCRAVOS HEBREUS NO EGITO ANTIGO


As filmagens começaram em Marrakech, Marrocos, em 4 de maio de 1998, e duraram 17 semanas, a equipe teve de suportar desidratação, tempestades de areia e cobras enquanto filmava no Saara

A Múmia (no original em inglês, The Mummy), é um filme de aventura estadunidense de 1999 escrito e dirigido por Stephen Sommers e estrelado por Brendan Fraser, Rachel Weisz, John Hannah e Kevin J. O'Connor, com Arnold Vosloo no papel-título como a múmia reanimada. É uma refilmagem solta do filme de 1932 de mesmo nome estrelado por Boris Karloff no papel-título. Originalmente destinado a ser parte de uma série de terror de baixo orçamento, o filme acabou por ser transformado em um filme blockbuster de aventura. Faz parte da franquia de filmes "A Múmia".

8 de março de 2019

MÚSICA: CANTORA ISRAELENSE OFRA HAZA (עפרה חזה): BEN PARVAR (בן פרבר ) (FILHO SUBURBANO, EM HEBRAICO)


Cantora israelense Ofra Haza: Ben Parvar (Filho suburbano, em hebraico) 

DOCUMENTÁRIO: SINAGOGA AHAVAT SHALOM (AMOR PELA PAZ, EM HEBRAICO) DE OLARIA (RJ) - בית הכנסת אחבת שלום


Ao longo de todos estes anos, esta comunidade foi sendo dispersa, restando ainda algumas famílias no local

A SINAGOGA AHAVAT SHALOM (Amor pela paz, em hebraico) do Rio de Janeiro, fundada em 1950 por um grupo de judeus oriundos da Europa e moradores do subúrbio de Olaria, constitui uma Comunidade com cerca de 450 famílias.

5 de março de 2019

MUSEU JUDAICO DO RIO DE JANEIRO


O museu está desde 1986 na atual sede à rua México 90, 1º. andar, Centro, cedida em comodato pela FIERJ e CONIB

O Museu Judaico do Rio de Janeiro surgiu, em 1977, da necessidade da comunidade judaica carioca de resgatar e conservar sua história e sua memória -- que se entrelaçam com a memória e as tradições judaicas. Formada a partir da primeira década do século XX sobretudo por imigrantes do Leste europeu, a comunidade modificou-se com as sucessivas ondas migratórias, que deixaram sua marca em objetos, documentos, livros e fotos representativos de uma cultura ancestral, fonte de inspiração e conhecimento que as gerações seguintes se empenham em preservar.

4 de março de 2019

ASSOCIAÇÃO ISRAELITA SEFARADI: A HISTÓRIA JUDAICA EM SÃO GONÇALO – RJ




O primeiro proprietário foi um judeu que, por imposição da Santa Inquisição, converteu-se ao catolicismo em 1617

São Gonçalo, é um município da Região Metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. A ”Kahal Sefaradi Beit Lichior Shalom” é uma comunidade Judaica Tradicional no município e tem como líder espiritual o Rabino David Levy Farini.