21 de setembro de 2019

ANTISSEMITISMO & TERRORISMO: REFLEXÕES APÓS 25 ANOS DE DESTRUIÇÃO DA AMIA NA ARGENTINA - POR BERNARDO KLISBERG


Tudo desapareceu, convertendo-se em uma gigantesca sepultura com 86 vítimas soterradas, de onde apenas se ouviam alguns gemidos de sobreviventes temporários

Esse foi o pior atentado terrorista contra a população civil judaica após o término da 2ª Guerra Mundial. Passados 25 anos de sua perpetração, faz-se imprescindível refletir sobre o ocorrido e suas implicações.

20 de setembro de 2019

JERUSALEM (ירושלים): ESTRADA DA PEREGRINAÇÃO



De acordo com os arqueólogos, a Estrada é o caminho que milhões de judeus percorriam 3 vezes por ano para cumprir o mandamento de Aliyah L’regel (Ascender/Levantar-se com as pernas, em hebraico)

A cidade (עיר) de David já ocasionou mudanças em Jerusalém (ירושלים). a recente descoberta da antiga estrada de peregrinação comprova, mais uma vez, o antiquíssimo vinculo dos judeus com Jerusalém . A cidade (עיר) sagrada, capital de Eretz Yisrael, a Terra de Israel, constitui o ponto focal do Judaísmo, o local em que havia sido erguido o Grande Templo, destruído pelos romanos em 70 EC.

19 de setembro de 2019

VOCÊ SABIA?! O QUE É CELEBRADO NO ROSH HA'SHANÁ (ראש השנה) - ANO NOVO JUDAICO?


Sobre a romã (רימון)"Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que nossas mitzvot/mandamentos (613) sejam tão numerosas quanto os grãos  da romã"

Rosh Hashaná (ראש השנה), celebrado nos dois primeiros dias do mês de Tishrê, comemora o sexto Dia da Criação do mundo, quando o homem foi criado por D’us. Rosh Hashaná é um dia em que judeus refletem sobre o ano e tomam boas resoluções para o futuro. O dia é também chamado de Yom HaZikaron (O Dia da Lembrança) e Yom HaDin (O Dia do Julgamento). Mas esta festa é mais conhecida como Rosh Hashaná – a Cabeça do Ano.

15 de setembro de 2019

אמיר דדון - חצי - AMIR DADON - HATZI = UM POUCO


Amir Dadon - Hatzi - Um Pouco - אמיר דדון - חצי

. Letra: Original em hebraico

Um pouco triste, um pouco feliz...חצי עצוב חצי שמח
חצי נשאר פה חצי בורח
חצי נגמל חצי מעשן

AMIR DADON - CANÇÃO: HALAL - אמיר דדון - חלל


Amir Dadon - Halal - אמיר דדון - חלל

. Letra - Original em hebraico:

התעוררתי פתאום לא יכול לישון
חלומות מוזרים
פרצופים שמדברים ומדברים
הלב משתולל מדאגה
אני מביט בילדה ונרגע
איך בשבילה אני נרגע

JUDEUS DE ROMA: TEMPOS ANTIGOS ATÉ O REINO DA ITÁLIA


Os judeus de Roma sempre se recusaram a passar por baixo do Arco de Tito, até o dia 14 de maio de 1948, quando da proclamação do Estado de Israel

É ininterrupta A história da comunidade judaica em Roma, a mais antiga do mundo ocidental, pois é a única cidade, em toda a Europa, de onde os judeus jamais foram expulsos. Com justificado orgulho, os judeus locais afirmam representar os “verdadeiros” romanos, pois lá estão há mais de 2 mil anos, antes do Cristianismo e dos papas, e lá esperam continuar.