2 de fevereiro de 2018

POR QUE COLOCAMOS OS TEFILIN?


‘Que estas palavras que hoje te ordeno sejam gravadas no teu coração e em tua alma, e as atarás como sinal, à tua mão, e servirão de lembrete, entre teus olhos’ (trecho do Shemá Israel)

Em seu livro, O homem que amava caixas, o mundialmente conhecido autor de best-sellers, Stephen King, conta a história de um homem que adorava caixas e adorava seu filho. Infelizmente, o homem não sabia como dizer ao filho que o amava, portanto fazia objetos com caixas, que partilhava com o filho, assim transmitindo seu amor por ele. Havia quem achasse que o homem era um tanto esquisito, mas o homem não se importava - nem tampouco se importava seu filho - pois essa era a sua maneira especial de demonstrar o amor recíproco entre ambos.

1 de fevereiro de 2018

O IDIOMA HEBRAICO: DA TORÁ PARA AS RUAS


O hebraico é uma das línguas mais antigas do mundo em uso até hoje. No Rio de Janeiro, pessoas de várias idades têm procurado aprender e se aperfeiçoar no idioma da Torá que ganhou uma roupagem mais moderna com a criação do Estado de Israel.

31 de janeiro de 2018

POR QUE O JUDAÍSMO NÃO É FUNDALMENTALMENTE PROSELITISTA (MISSIONÁRIO)?



As 7 leis universais dadas por D'us a Nôach e as gerações subseqüentes

. Resposta:

A Torá não contém apenas ensinamentos para os judeus, mas também para os não-judeus. Estas são chamadas Sete Leis Noahidas: Sete leis universais dadas por D'us a Nôach e as gerações subseqüentes. 

30 de janeiro de 2018

DOCUMENTÁRIO: JUDEUS "POR OPÇÃO" EM SÃO PAULO




O Judaísmo não é necessariamente uma religião e sim um estilo de vida

. Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=EC8C7tWqpZI

DOCUMENTÁRIO: A MIGRAÇÃO DOS JUDEUS PARA O BAIRRO DA BARRA DA TIJUCA - RJ



De acordo com o último Censo do IBGE, a Barra da Tijuca já é a quinta maior comunidade judaica do Rio e uma das que mais cresce.  A oferta de imóveis com preços mais baixos que na Zona Sul é um dos atrativos que levam cada vez mais judeus ao bairro.

.Fonte: 

https://www.youtube.com/watch?v=F4fbAAXH3PY

DOCUMENTÁRIO: OS JUDEUS EM NITERÓI - RJ


A vida judaica na terra do índio Araribóia 

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=DhSAibQKnww

29 de janeiro de 2018

CASHRUT: COMO CONSUMIR OVOS DA MANEIRA JUDAICA


Uma única gota de sangue faz com que este ovo não seja casher

De acordo com a lei judaica, os ovos com casca são parve e devem ser provenientes de aves casher e não conter nenhum sinal de sangue. Para certificar-se da ausência de sangue em ovos crus, estes devem ser abertos e examinados um a um em um prato ou copo transparente. Se for encontrado qualquer sinal de sangue, o ovo inteiro deverá ser descartado e o copo ou prato lavado com água fria. Uma única gota de sangue faz com que este ovo não seja casher.

CASHRUT: VINHO CASHER É USADO PARA A SANTIFICAÇÃO DO SHABAT E FESTAS JUDAICAS



Atualmente, a maioria dos vinhos casher comercializados costuma vir fervida já da vinícola

O vinho e o suco de uva, mais do que qualquer outra bebida, representam a santidade do povo judeu. São usados para a santificação do Shabat e Festas Judaicas. No Templo Sagrado, o vinho era derramado sobre o Altar, juntamente com o sacrifício. Entretanto, uma vez que o vinho era e ainda é usado em muitas formas de culto idólatra, ele ocupa uma posição única na Lei Judaica, que impõe restrições especiais a sua produção e manipulação.

Qualquer subproduto que contenha vinho ou suco de uva, como vinagre de vinho, bala, geléia ou refrigerante de uva, conhaque e outras bebidas que possam ser destiladas ou misturadas com vinho, só poderão ser ingeridos quando possuírem supervisão rabínica confiável.

28 de janeiro de 2018

MISTICISMO JUDAICO: O QUE É UM DYBBUK?


Caixa de Dybbuk

No folclore judeu, um dybbuk ou dibbuk (plural: dybbukim) é um espírito humano que, devido aos seus pecados pregressos, vagueia incansavelmente até que encontre refúgio no corpo de uma pessoa viva. O "Dybbuk" ou "Dibbuk " se apodera de corpos de pessoas.