31 de janeiro de 2018

POR QUE O JUDAÍSMO NÃO É FUNDALMENTALMENTE PROSELITISTA (MISSIONÁRIO)?



As 7 leis universais dadas por D'us a Nôach e as gerações subseqüentes

. Resposta:

A Torá não contém apenas ensinamentos para os judeus, mas também para os não-judeus. Estas são chamadas Sete Leis Noahidas: Sete leis universais dadas por D'us a Nôach e as gerações subseqüentes. 




“As Sete Leis” são uma herança sagrada para toda a humanidade e para cada um em particular de como deve conduzir sua vida espiritual, moral e pragmática



. As Sete Leis de Nôach são:

1) Creia em D'us. Não sirva a ídolos

2) Não blasfemar


3) Não roubar


4) Não matar


5) Não cometer adultério


6) Cumpra as leis do país


7) Não coma um membro de um animal vivo e não seja cruel com animais


Os Rabinos explicam que as sete leis são apenas orientações gerais, mas na verdade os não-judeus devem rezar, fazer caridade, honrar os pais, etc. É responsabilidade de um judeu influenciar o não-judeu a cumprir as Sete Leis Noahidas. 



D'us fez surgir no céu o primeiro arco-íris que selaria para sempre esta aliança e forneceu um Código de sete leis sobre as quais uma nova civilização seria construída


. INTERPRETAÇÃO: AS 7 LEIS DOS FILHOS DE NOÉ:

Após o Dilúvio e a saida de Nôach (Noé) e sua família da arca, D'us os abençoou e estabeleceu uma aliança assegurando-lhes de que jamais haveria outro dilúvio para destruir a terra. Fez surgir no céu o primeiro arco-íris que selaria para sempre esta aliança e forneceu um Código de sete leis sobre as quais uma nova civilização seria construída. Estas leis representam o reconhecimento de que a moralidade – na verdade, a própria civilização – deve ser baseada na crença em D’us. 
A menos que reconheçamos um Poder Mais Alto perante quem somos responsáveis, e quem observa e conhece as nossas ações, não transcenderemos o egoísmo de nosso caráter e a subjetividade de nosso intelecto. Se o próprio homem é o árbitro do certo e errado, então o “certo” para ele será aquilo que deseja, independentemente das conseqüências para os outros habitantes da terra.
“As Sete Leis” são uma herança sagrada para toda a humanidade e para cada um em particular de como deve conduzir sua vida espiritual, moral e pragmática. São intemporais, não restritas a locais geográficos e jamais podem ser alteradas ou modificadas, guiando a humanidade a perceber seu potencial máximo.
Chegará um tempo em que todos estarão preparados para incorporar este caminho. Será então o início de um novo mundo de sabedoria e paz.

. Fonte:

www.chabad.org

Nenhum comentário: