8 de janeiro de 2021

VIDA JUDAICA DO UZBEQUISTÃO


Praça Registan Samarkand, Uzbequistão

Remonta à Antiguidade a presença de judeus na região do atual Uzbequistão. Durante séculos, a população judaica local era composta apenas por judeus mizrachim1 mais especificamente, a comunidade judaica de Bukhara. Mas, a partir do final do século 19, judeus do Leste europeu, ashquenazim, passaram a se instalar na região formando mais uma comunidade local. Hoje, a maioria dos judeus que ainda vivem no Uzbequistão seguem o rito ashquenazita, tendo os judeus de Bukhara emigrado maciçamente.

6 de janeiro de 2021

O CONCEITO DE DEUS: BARUCH DE ESPINOSA - FILÓSOFO HOLANDÊS


Deus, para Espinosa, não é propriamente o criador do universo, mas é o universo em si, a própria natureza. Deus é também infinito (único) e eterno

Baruch de Espinosa (1632-1677), também conhecido como Espinoza ou Spinoza, foi um filósofo holandês considerado um dos principais pensadores da linha racionalista, da qual faziam parte os filósofos Leibniz e René Descartes. O pensador se destacou especialmente no estudo da teologia e da política tendo escrito sobre ambos na sua obra mais importante, Ética (1677).

4 de janeiro de 2021

SIGNIFICADO E PRONÚNCIA DE ALGUNS NOMES BÍBLICOS EM HEBRAICO. O QUE SEU NOME SIGNIFICA?!


Tradução: Daniel, Rafael, João, Calebe, Ana, Maria, José, Miguel, Isaque, Jacó, Gabriel, Thiago, Isabel, Emanuel, Davi, Elisabete e mais...

. Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=3WHyiqKEFcE

3 de janeiro de 2021

O SIGNIFICADO DA ORAÇÃO MATINAL "MODEH ANI" (מודה אני)


Essa oração tem o propósito de expressar gratidão a Deus por restaurar a alma todas as manhãs

Modeh Ani (hebraico: מודה אני; "Eu dou graças") é uma oração judaica que os judeus praticantes recitam diariamente ao acordar, enquanto ainda estão na cama.