26 de dezembro de 2009

ROSH HASHANÁ – ANO NOVO JUDAICO

Fonte: Wikipedia






Rosh Hashaná (em hebraico: ראש השנה , literalmente "cabeça do ano") é o nome dado ao ano-novo no Judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de “Tishrei”, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico.


A Torá (Ensinamentos) refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data, mas não o consideram como princípio do ano.Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da Árvore da Ciência do Bem e do Mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto, considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur (Dia do Perdão), um período no qual se crê o Criador julga os homens. Segundo a sabedoria popular, no dia do Yom Kipur Deus abre o “Livro da Vida”, no qual Ele julga todas as criaturas existentes (Plantas e animais), por isso, quando judeus se encontram nas ruas, geralmente, eles saúdam “HaTimá Tová!” (Boas escrituras!) e “Shaná Tová!” (Feliz Ano Novo!).

TRADIÇÕES & COSTUMES:




"Shaná Tová!" (Feliz Ano Novo!) em hebraico (Detalhe acima)

A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de “Tishrei” conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades judaicas da Diáspora (Que vivem fora de Israel).
A celebração começa ao anoitecer na vespéra com o toque do shofar. É costume se comer certos alimentos representativos durante o Rosh Hashaná como maçãs com mel e açúcar para representar um ano doce. Também se come "Rosh shel Dag", cabeça de peixe. Esse alimento incentiva a começar um ano bom com a cabeça, a parte mais alta do corpo. Durante a tarde do primeiro dia se realiza o tashlikh, um costume de recitar-se certas preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo da eliminação dos pecados. Além disso, é costume comer as sementes da romã, pois essa fruta possui o mesmo número de sementes (613) que os mandamentos (Mitzvot) de Deus que os judeus devem, ou pelo menos tentam, obedecer diariamente.
Durante os Yamim Noraim muitas orações (Selichot) e poemas religiosos ( Piyuttim) são entoados junto com as orações normais.