13 de outubro de 2018

PERGUNTAS & DÚVIDAS: POR QUE DIZEMOS QUE O ETERNO NOS "ORDENOU" LUZ DE SHABAT (יום שבת)?


Na realidade, resposta a essa questão é bem interessante, porque ela ilustra as duas maneiras como o Eterno age nas Escrituras

Por que dizemos que, na bênção, que o Eterno nos "ordenou" acender luz de Shabat (יום שבת), se na Torah isso jamais é dito? Isso não é colocar palavras na boca do Eterno? Não constitui acréscimo à Torah? Essa é uma excelente pergunta, e que realmente angustia aqueles que estão chegando ao Judaísmo de coração sincero, e que não cresceram habituados com tais coisas.

9 de outubro de 2018

A ORIGEM HEBRAICA DO NOME "RAFAEL" (רפאל)




“Raphael” (רפאל) vem da união do prefixo “Repha”, que quer dizer “curou” e “El”, que significa “Deus” = (רפ + אל)

Os nomes de origem hebraica também estão entre os favoritos dos brasileiros. Apesar de bonito, carinhoso e sonoridade suave, o nome não é tão comum em outros países de origem inglesa, como os germânicos William e Guilherme. Em contrapartida, na Europa, o nome santo foi bem introduzido.
Rafael é um nome adotado por muitas pessoas religiosas, que assemelham o nome ao de um dos 7 arcanjos mais famosos da Bíblia. E não é à toa! O nome na versão que conhecemos hoje, escrito com a letra “F”, tem origem no hebraico “Raphael”.
“Raphael” (רפאל) vem da união do prefixo “Repha”, que quer dizer “curou” e “El”, que significa “Deus”. Portanto, o nome Rafael (רפ + אלsignifica “Deus curou” ou “curado por Deus”.

A ORIGEM HEBRAICA DO NOME "DÉBORA" (דבורה)


O nome Débora é composto pelo elemento “d-b-r”, que nas línguas semíticas é uma forma de representação de sons como zumbidos e zunidos, o que faz referência ao seu significado de “abelha”

“Débora” é um nome que tem a sua origem no termo hebraico “Debhoráh” (דבורה), que quando é traduzido para o português, quer dizer, literalmente “abelha”. De forma semelhante, o nome Débora é composto pelo elemento “d-b-r”, que nas línguas semíticas é uma forma de representação de sons como zumbidos e zunidos, o que faz referência ao seu significado de “abelha”.
Apesar do significado bastante simples para o nome, “abelha” não é só o que resta ao nome Débora. Na verdade, as abelhas são animais carregados de simbolismo e, dessa forma, o nome Débora é enriquecido por todas as características que as abelhas representam, o que faz deste um nome cheio de significados.