9 de outubro de 2018

A ORIGEM HEBRAICA DO NOME "DÉBORA" (דבורה)


O nome Débora é composto pelo elemento “d-b-r”, que nas línguas semíticas é uma forma de representação de sons como zumbidos e zunidos, o que faz referência ao seu significado de “abelha”

“Débora” é um nome que tem a sua origem no termo hebraico “Debhoráh” (דבורה), que quando é traduzido para o português, quer dizer, literalmente “abelha”. De forma semelhante, o nome Débora é composto pelo elemento “d-b-r”, que nas línguas semíticas é uma forma de representação de sons como zumbidos e zunidos, o que faz referência ao seu significado de “abelha”.
Apesar do significado bastante simples para o nome, “abelha” não é só o que resta ao nome Débora. Na verdade, as abelhas são animais carregados de simbolismo e, dessa forma, o nome Débora é enriquecido por todas as características que as abelhas representam, o que faz deste um nome cheio de significados.



Apesar do significado bastante simples para o nome, “abelha” (דבורה)
não é só o que resta ao nome Débora

. A simbologia do nome Débora:

Dessa forma, para entendermos todo o significado do nome Débora, precisamos entender os conceitos que as abelhas carregam consigo através do simbolismo. As abelhas são animais muito trabalhadores e, por isso, significam esforço, sabedoria, além de vitória e outros termos que estão relacionados ao trabalho e ao esforço realizado por esses animais.
Com toda essa carga que a simbologia das abelhas traz para o nome Débora, os seus significados vão muito além do que uma simples tradução do hebraico. Assim, o nome Débora também significa “mulher trabalhadora”, ou “mulher esforçada”. Essas características são, portanto, transmitidas às meninas que são batizadas com este nome pelas suas famílias.


O nome Débora também significa “mulher trabalhadora”, ou “mulher esforçada”

. A história do nome Débora:

O nome Débora ganhou a sua popularidade entre famílias com maior ligação religiosa, devido ao fato de que ele é utilizado para batizar duas personagens do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. A primeira delas é provavelmente a mais notável das duas, pois se trata de uma juíza e profetisa que preparo as tribos de Israel para enfrentarem o domínio dos homens do Canaã, fazendo com que os israelitas fossem vitoriosos contra os seus inimigos. Devido a essa personagem, o nome Débora fora, inicialmente, mais popular entre as famílias de judeus, se tornando mais utilizado pelos cristãos somente após os anos da Reforma Protestante.
A segunda personagem da Bíblia Sagrada batizada pelo nome Débora também aparece no Antigo Testamento, mas, dessa vez, não está tão envolvida na história e cultura de um povo. Essa personagem se trata da mãe de Ananiel, a enfermeira de Rebecca.
No Brasil, o nome Débora tem se tornado bastante popular, e conseguimos encontrar diferentes variações dele pela sociedade. Aqui, é comum encontrarmos também as variantes “Deborah” e “Debrah”, que são as formas de grafia do nome nos países falantes de língua inglesa.


No Brasil, o nome Débora tem se tornado bastante popular, e conseguimos encontrar diferentes variações dele pela sociedade

. A numerologia do nome Débora:

Dentro da numerologia, o nome Débora está conectado ao número 9. O número 9 é carregado de simbolismo, assim como o nome em questão. Ele representa o final de um ciclo e começo de um novo, o que muitas vezes é usado para representar um recomeço para a família junto do nascimento de Débora.
Já as pessoas com a sua personalidade relacionada a esse número são extremamente compreensivas e generosas. Por isso, conseguem se aproximar com facilidade das pessoas, pois conseguem entender as suas falhas de forma natural, e se dedicam ao máximo para ajudar os outros a melhorar e serem a melhor versão de si mesmos.

. Fonte:

http://nomes.club/significado-do-nome-debora/

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito das informações. Obgda