31 de agosto de 2019

EU DEVERIA ME CONVERTER AO JUDAÍSMO? O JUDAÍSMO É PARA TODOS?!



Muitas pessoas maravilhosas fazendo coisas lindas no mundo não são judias e D'us as aprecia do mesmo modo

. Pergunta:

Entrei no seu site e uau!! Realmente, eu desejo me tornar judeu. Minha mãe era uma italiana católica devota e meu pai um anglicano cético que nunca ia à igreja. Sempre fiquei confuso. Mas agora seu site realmente me levou ao Judaísmo, uma verdadeira volta para casa para mim. Qual é meu próximo passo?

JUDAÍSMO: ENVELHECER



A visão judaica sobre idade e aposentadoria 


A Torá considera a idade avançada como uma virtude e uma bênção. No decorrer da Torá, “velho” (zakein) é sinônimo de “sábio”; a Torá nos ordena a respeitar todos os idosos, independentemente de sua erudição e piedade, porque os muitos desafios e experiências que cada ano adicional da vida traz abrigam uma sabedoria que o jovem prodígio mais realizador não pode igualar. Descreve Avraham como aquele que “era velho, entrado em dias” (Bereshit 24:1) – seus dias acumulados, cada qual repleto de estudo e realização, significava que com cada dia que passava seu valor aumentava. Assim, uma velha idade é considerada como uma das maiores bênçãos concedidas sobre o homem.

30 de agosto de 2019

É SER RACISTA QUERER UM CÔNJUGE JUDEU?!


Judaísmo não é raça e nem religião. É uma identidade de almas e filosofia/estilo de vida

. Pergunta:

Eu estava explicando a um colega de trabalho não-judeu que eu só namoro homens judeus, porque não casaria com um não-judeu. Ele me acusou de ser racista. Fui pega de surpresa e não sabia o que lhe dizer. Como você responderia a uma acusação dessas?

JUDAISMO: POR QUE SE CASAR?


“Um homem deve deixar seu pai e sua mãe e se unir com sua esposa, e eles se tornarão uma só carne” - Bereshit (בראשית = Gênesis), 2:24

. O rabino:

“Um casamento bem sucedido depende de trazer D'us para o relacionamento”.

Uma cerimônia de casamento é de fato uma ocasião alegre. Encontramos com membros da família e velhos amigos, comemos e bebemos, dançamos e celebramos. Partilhamos a felicidade do homem e da mulher que estão comprometendo suas vidas um com o outro. Mas por que, para começar, eles estão se casando?

28 de agosto de 2019

REFLEXÃO: SE ESSA É A VONTADE DIVINA, POR QUE OS HOMENS JÁ NÃO NASCEM CIRCUNCIDADOS?!



Se Deus quer que os homens sejam circuncidados, por que eles não nasceram assim?


. Pergunta:

Você fica louvando as mitsvot (Mandamentos) como coisas que D'us quer que façamos. Mas se isso fosse verdade, por que Ele não criou o universo dessa maneira? Se Ele não quer que comamos carne de porco, por que fez o animal comestível? Se Ele quer que os homens sejam circuncidados, por que eles não nasceram assim? Por que ficamos mexendo na maneira pela qual Ele fez as coisas – e alegamos que estamos fazendo a Sua vontade?

20 FATOS SOBRE A CIRCUNCISÃO JUDAICA


1 – D'us ordenou a Avraham para circuncidar a si mesmo

Quando Avraham tinha 99 anos de idade, D'us apareceu a ele e o instruiu a circuncidar a si mesmo e todos os membros de sua família, incluindo seu filho de 13 anos, Ishmael.1 Após a circuncisão, D'us enviou anjos para informar a Avraham que sua esposa Sara daria à luz a Yitschac, o herdeiro há muito esperado da tradição de Avraham. 2

25 de agosto de 2019

SOBRENOMES JUDAICO-PORTUGUESES USADOS PARA FUGIR DA INQUISIÇÃO


Com a presença de tradições, o sobrenome torna-se importante para a busca de um passado judaico "perdido"

Apenas o sobrenome não indica que uma pessoa tenha ascendência judaica. O que realmente torna o sobrenome relevante, como judaico, é a pratica de tradições judaicas mantidas pela família, principalmente entre os mais idosos, como avós e bisavós.

SOBRENOMES JUDAICOS: VIDA E SOCIEDADE


Durante as conversões forçadas na Espanha e em Portugal, muitos judeus se converteram, adotando novos sobrenomes, que as paróquias escolhiam para os "cristãos novos", como, Salvador ou Santa Cruz

Os judeus ashkenazim dão a seus filhos os nomes dos ascendentes falecidos. Isso tem a ver com a crença no restabelecimento da alma e com a honra e recordação do morto. Se pudesse seguir sua árvore genealógica, alguém que se chame Moisés encontraria tataravôs chamados Moisés a cada três gerações.