9 de junho de 2018

ESCULTURA DE 3 MIL ANOS DE REI BÍBLICO MISTERIOSO É ENCONTRADA EM ISRAEL


Uma estatueta da cabeça de um rei que data dos tempos bíblicos está em exposição no Museu de Israel

JERUSALÉM - Uma escultura enigmática de uma cabeça de rei, datada de quase 3.000 anos, desencadeou um mistério moderno, à medida que os estudiosos tentam descobrir de quem é a face. A escultura de 2 polegadas é um exemplo extremamente raro de arte figurativa da Terra Santa durante o século IX a.C.; um período associado aos reis bíblicos. Requintadamente preservada, apesar de um pouco de barba perdida, nada assim foi encontrado antes.

8 de junho de 2018

O QUE A CABALÁ PODE FAZER POR VOCÊ?


Segundo a cabalá, tradição mística judaica, as 304 805 letras hebraicas da Torá também contêm significados ocultos sobre Deus e as leis do Universo

Tradição mística mantida em segredo por séculos, a cabalá permite interpretar significados ocultos nas histórias da Torá, livro sagrado dos judeus. Como esses ensinamentos podem nos levar a uma vida melhor?

7 de junho de 2018

TALIT & TSITSIT: ENTRE FRANJAS & NÓS


A Torá exige que os tsitsit fiquem ligados às vestes humanas e esta relação pode ser detectada numa breve revisão da origem e do significado dos trajes humanos

Uma vestimenta especial nos lembra das 613 mitsvot…Nossas preces embrulhadas em um manto: reverência com amor. Disse Rabi Shimon bar Yochai: "Quando o homem levanta de manhã e coloca os tefilin e tsitsit, a Shechiná (Presença Divina) paira sobre ele e proclama: ‘Tu és Meu servo, Israel, através do qual Serei Glorificado’".

CABALÁ: ACIMA DA NATUREZA



A natureza para nós é o funcionamento "normal" do mundo

Ir acima da natureza significa ter a consciência de que não há diferença entre natureza e milagres. Em nossa consciência atual enxergamos duas realidades distintas. A uma delas chamamos de natureza. À outra chamamos de milagres. Consideramos natureza e milagres duas realidades separadas.

3 de junho de 2018

PERSONALIDADE: O JORNALISTA CARIOCA RONALDO GOMLEVSKY


Ronaldo Gomlevsky foi presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro - FIERJ, cumprindo três mandatos alternados (84-86,86-88,92-94). Criou jornal, programas de rádio e de televisão comunitários

Ronaldo Gomlevsky é carioca, alucinadamente rubro-negro, empresário, advogado, jornalista, editor da Revista Menorah, do jornal eletrônico Menorah Rapidinhas, âncora do programa televisivo semanal de entrevistas e debates Menorah na TV e apresentador, além de motivador, do programa de debates Confronto-Metropolitana, no ar, diariamente, de 9 às 11 da manhã pela Rádio Metropolitana AM no Rio de Janeiro.

CONHEÇA A SINAGOGA ISRAELITA DE PETRÓPOLIS (SIP) - NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO


Originalmente suas paredes eram pintadas de bege, branco ou cinza, conforme a época. Uma reforma já no século 21, utilizando ladrilhos, a tornou uma das únicas sinagogas do mundo com fachada azul e branca

Escondidinha na Serra do Rio de Janeiro, num local super-movimentado, na curva da rua que liga o centro de Petrópolis à Rua Teresa, é um ponto em que os judeus cariocas deixaram de passar faz tempo. Praticamente nada há de registrado e publicado sobre a história da Comunidade Judaica de Petrópolis, apesar de lá se localizar a Yeshivá Machné Colegial, da qual vários formandos se tornaram rabinos renomados.