29 de julho de 2023

MISTICISMO JUDAICO: A MACABRA HISTÓRIA REAL DA "CAIXA DE DIBBUK"


Tudo começou em setembro de 2011, quando Kevin Mannis, restaurador de móveis antigos e dono de um antiquário nos EUA, procurava por novos objetos para sua loja


Você já assistiu o filme Possessão (2012)? Se sim, você deve ter ficado bem intrigado com a história da garota que compra uma pequena caixa de madeira numa venda de garagem, se apega ao objeto e começa a se comportar de maneira estranha, afetando todos a sua volta. Então, a história é real e neste post irei contá-la. Senta que lá vem a história que inspirou o filme!

23 de julho de 2023

O JUDAÍSMO É UMA "ETNO-RELIGIÃO"


Judeus indianos (conhecidos como "Cochin"), em 1900 


Um judeu (em hebraico: יְהוּדִי; romaniz.: Yehudi; no singular; יְהוּדִים, Yehudim, no plural; em ladino: ג׳ודיו, Djudio, sing.; ג׳ודיוס, Djudios, pl.; em iídiche: ייִד, Yid, sing.; ייִדן, Yidn, pl.) é um membro do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. O grupo étnico e a religião judaica, a fé tradicional da nação judia, são fortemente inter-relacionados, sendo que as pessoas convertidas ao judaísmo são incluídas neste grupo, enquanto judeus convertidos para outras religiões são excluídos deste conceito. Portanto, além da religião, ser judeu também é fazer parte de um povo que compartilha fé e história em comum. Mesmo os judeus não praticantes ou totalmente assimilados também fazem parte dessa "grande família", por isso, o Judaísmo é considerado "etno-religioso".  Uma vez oficialmente judeu, nascido de mãe judia ou convertido, é para sempre, ou seja, não há retorno.