2 de novembro de 2019

QUEM FOI SETH (ֵשֵׁת)?!


De acordo com Gênesis 4:25, Seth (שֵׁת) nasceu após a morte de Abel e Eva acreditava que ele fora designado por Deus para estabelecer uma nova descendência, em substituição a Abel, morto por Caim

Seth (130-1042 a partir da criação) (hebraico: שֵׁת, hebraico moderno, Šet, Tiberiano Šēṯ; em árabe: شيث Shith or Shiyth; "concedido; colocado; nomeado"), também grafado Sete ou Set em português, é, segundo a Bíblia, o terceiro filho de Adão e Eva e irmão de Caim e Abel, sendo o único, entre os demais filhos, a ser citado pelo nome. Pela tradição, Adão teve 33 filhos e 23 filhas. De acordo com Gênesis 4:25, Seth (שֵׁת) nasceu após a morte de Abel e Eva acreditava que ele fora designado por Deus para estabelecer uma nova descendência, em substituição a Abel, morto por Caim.

O JARDIM DO ÉDEN (גן עדן) JÁ EXISTIU?!


Existem milhares de estudiosos bíblicos e teorias sobre a localização do lugar, mas claramente nenhum deles tem uma prova concreta

No relato judaico-cristão, O Jardim do Éden (גן עדן) é onde ocorreu os eventos narrados no Livro do Gênesis. Na narrativa é contada a história de como Deus cria Adão e Eva e as vivência do casal no jardim. Muito se fala sobre esse lugar, de onde Adão e Eva foram expulsos por Deus. Mas, se esse jardim realmente existiu, onde ele estava localizado?

31 de outubro de 2019

CABALÁ (קַבָּלָה): A VERDADE SOBRE A EXISTÊNCIA


Somos almas, somos faíscas divinas que descemos no mundo físico para fazer uma correção. Chegamos aqui e simplesmente nos esquecemos disto

O Zohar ensina que antes de a alma nascer ela aprende toda a verdade sobre a existência. Fica sabendo as recompensas que vem como resultado das boas ações e dos castigos que sofrem os que cometem más ações. Antes de descer ao mundo, a alma vê os espíritos bondosos em sua glória no paraíso, e vê também os perversos gritando de dor em seu sofrimento. A alma que vai nascer tem total clareza de que realmente existe justiça no mundo e que há de fato uma lei de causa e efeito em ação. Acontece que depois que a pessoa nasce ela normalmente se esquece de tudo que aprendeu. Passa a viver uma vida voltada somente para o eu, porque não se lembra mais de tudo que sabia no mundo superior, antes de nascer. Este esquecimento faz a pessoa basear a vida num falso sistema de crenças e por causa disso ela sofre desnecessariamente.

29 de outubro de 2019

CASHRUT: POR QUE OS JUDEUS NÃO COMEM (ESPECIFICAMENTE) CAMARÃO, LAGOSTA, OSTRAS, CARANGUEJOS (CRUSTÁCEOS) OU PEIXES DE PELE?!


Tratam-se de animais que, geralmente, habitam (rastejam) o solo dos oceanos, ocasionalmente, comem dejetos e restos  de outros animais mortos, portanto, atuam como os "faxineiros" dos mares (Blogger: Leonardo Ferreira)

Através da história do Povo Judeu, o cumprimento das leis da Cashrut tem sido um atributo inconfundível da identidade judaica. Quando um judeu volta ao Judaísmo – quando inicia sua jornada espiritual e abraça a Torá – o mandamento que ele mais provavelmente adota é a obediência às leis alimentares judaicas. Talvez, mais do que qualquer outra mitzvá da Torá,  as leis da Cashrut enfatizam que o Judaísmo é muito mais do  que uma “religião”, no sentido convencional.

. Observação do Blogger (Leonardo): 

Tratam-se de animais que, geralmente, habitam (rastejam) o solo dos oceanos, ocasionalmente, comem dejetos e restos  de outros animais mortos, portanto, atuam como os "faxineiros" dos mares.

27 de outubro de 2019

JUDAÍSMO: O SIGNIFICADO DO YOM KIPUR


Esclarecendo a natureza de Yom Kipur, o Rambam escreve: "É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel

Após o pecado do bezerro de ouro, Moshê (Moisés) rezou e, no dia 10 do mês hebraico de Tishrei, D'us concedeu pleno perdão ao povo judeu. Yom Kipur é o Dia da Expiação, sobre o qual declara a Torá: "No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante D'us serás purificado de todos teus pecados."