31 de outubro de 2019

CABALÁ (קַבָּלָה): A VERDADE SOBRE A EXISTÊNCIA


Somos almas, somos faíscas divinas que descemos no mundo físico para fazer uma correção. Chegamos aqui e simplesmente nos esquecemos disto

O Zohar ensina que antes de a alma nascer ela aprende toda a verdade sobre a existência. Fica sabendo as recompensas que vem como resultado das boas ações e dos castigos que sofrem os que cometem más ações. Antes de descer ao mundo, a alma vê os espíritos bondosos em sua glória no paraíso, e vê também os perversos gritando de dor em seu sofrimento. A alma que vai nascer tem total clareza de que realmente existe justiça no mundo e que há de fato uma lei de causa e efeito em ação. Acontece que depois que a pessoa nasce ela normalmente se esquece de tudo que aprendeu. Passa a viver uma vida voltada somente para o eu, porque não se lembra mais de tudo que sabia no mundo superior, antes de nascer. Este esquecimento faz a pessoa basear a vida num falso sistema de crenças e por causa disso ela sofre desnecessariamente.



Nos textos de Cabala (קַבָּלָה) fala-se muito sobre memória e esquecimento

Nos textos de Cabala (קַבָּלָה) fala-se muito sobre memória e esquecimento. É bem comum os cabalistas advertirem para tomar cuidado com determinadas coisas porque elas afetam a memória e causam esquecimento. Por que esta obsessão com o esquecimento? Não parece tão terrível assim se esquecer do nome de alguém, ou de uma senha, ou de um número ou endereço. Por que tanta preocupação?

A resposta é que o tipo de esquecimento realmente preocupante é o esquecimento do aspecto profundo de quem somos. Somos almas, somos faíscas divinas que descemos no mundo físico para fazer uma correção. Chegamos aqui e simplesmente nos esquecemos disto. Ficamos encantados com a fisicalidade do mundo e passamos a dedicar a vida ao acúmulo de pedrinhas douradas, a colecionar bens materiais e acompanhar os acontecimentos passageiros do mundo da ilusão. Investimos energia em prazeres temporários e nos esquecemos de que a vida é uma oportunidade de evolução para a alma.


Investimos energia em prazeres temporários e nos esquecemos de que a vida é uma oportunidade de evolução para a alma

Do que precisamos nos lembrar? De que para toda ação há uma reação. Tudo que acontece vem para nos ajudar em nossa conexão com a Luz do Criador e com nossa raiz nos mundos superiores. Por termos nos esquecido da verdade ficamos irritados e reativos com os acontecimentos externos.

. Fonte: 

Por: Shmuel Lemle em 21/12/15

Nenhum comentário: