3 de setembro de 2020

OS VALORES JUDAICOS NA GESTÃO PÚBLICA - POR FLORIANO PESARO


Floriano Pesaro é Sociólogo e ex-deputado federal


Às voltas das nossas grandes festas, nos vemos refletindo sobre realizações, aprendizados e desejos que os ciclos da vida nos proporcionam. Todas elas pautadas nos preceitos judaicos e nos valores da nossa comunidade que perpassam, além de gerações, todas e quaisquer profissões, inclusive aquelas voltadas às pessoas e ao coletivo, como as funções públicas.

ARÁBIA SAUDITA CONCEDE DIREITOS PERMANENTES DE VOOS ENTRE ISRAEL E EMIRADOS ÁRABES UNIDOS


A duração do voo com a rota reduzida sobre a Arábia Saudita será de 3 horas e meia, em vez do que seriam aproximadamente 8 horas


Em outro avanço para a reaproximação de Israel com o Golfo Árabe, e uma grande vantagem para as viagens aéreas israelenses, a Arábia Saudita anunciou na quarta-feira que permitirá que voos de todos os países cruzem seu espaço aéreo em viagens de ou para os Emirados Árabes Unidos.

1 de setembro de 2020

SÃO PAULO: CAMPANHA EDUCACIONAL JUDAICA 2021 SERÁ TOTALMENTE ONLINE DEVIDO À PANDEMIA


A Campanha Educacional, que tem como proposta atender ao maior número de alunos para que ninguém fique fora do ambiente escolar judaico, será totalmente online

A Campanha Charidy Fundo de Bolsas 2021, que desde 2016 vem criando um novo capítulo da história da educação judaica em São Paulo, acontecerá de 08 a 14 de setembro. Nesta edição, por conta da pandemia do coronavírus, a Campanha, que tem como proposta atender ao maior número de alunos para que ninguém fique fora do ambiente escolar judaico, será totalmente online.

BRASIL: POR QUE O PLANALTO RESISTE CONSIDERAR O HEZBOLLAH UMA ORGANIZAÇÃO TERRORISTA?!


Interlocutores relatam que o general – tido como um dos mais próximos de Bolsonaro – não vê prioridade na medida

Desde que Paraguai e Argentina cederam, no ano passado, às investidas do Departamento de Estado para declarar o Hezbollah como uma organização terrorista, o governo Jair Bolsonaro sofre intensa pressão para replicar o gesto dos vizinhos. O principal front de resistência ao aceno, que marcaria um aprofundamento na cooperação com os serviços de inteligência americanos, está no Gabinete de Segurança Institucional do ministro Augusto Heleno.

VOO DA EL AL (ELעלALאל) POUSA NOS EMIRADOS ÁRABES APÓS SE TORNAR O 1º AVIÃO ISRAELENSE A CRUZAR A ARÁBIA SAUDITA


A bordo estavam o conselheiro sênior do presidente Donald Trump, Jared Kushner, e o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, bem como o chefe do Conselho de Segurança Nacional de Israel, Meir Ben-Shabbat, entre outros

Em um marco histórico, um avião de passageiros israelense voou pelo espaço aéreo da Arábia Saudita na segunda-feira no primeiro voo direto sem ser de carga entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.

O voo 971 da El Al (ELעלALאל), transportando delegações israelenses e americanas de alto nível, voou para o sudeste, descendo por quase toda a extensão da Arábia Saudita para chegar ao seu destino em Abu Dhabi. Foi a primeira vez que um avião israelense recebeu permissão do reino para usar seu espaço aéreo.

A PARTICIPAÇÃO DOS JUDEUS BRASILEIROS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL


Atribuir a vitória de Bolsonaro, que recebeu 57 milhões de votos, aos judeus brasileiros, que totalizam cerca de 120 mil pessoas em todo o país, é mais do que incorreta

É fácil entender os motivos que levaram o então deputado Jair Bolsonaro a fazer parecer que tinha o apoio da comunidade judaica: desde que lançou-se presidenciável, precisava higienizar a própria imagem para tornar-se palatável a um público mais amplo. E nada mais convincente para desconstruir a acusação de afinidade com a ideologia nazista do que exibir a adesão das maiores vítimas do nazismo à sua candidatura.

FEDERAÇÃO ISRAELITA DE SÃO PAULO REPUDIA POSTAGEM CONTRA O APRESENTADOR BENJAMIN BACK


A FISESP já está tomando todas as medidas legais e colocando todo o seu aporte jurídico à disposição do apresentador Benjamin Back

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), representante da comunidade judaica paulista, vem a público se solidarizar com o jornalista Benjamin Back e repudiar a manifestação de um internauta, que usou as redes sociais do apresentador da Fox Sports para disseminar o seu ódio contra os judeus e desejar que os horrores do holocausto sejam aplicados à toda equipe da emissora.

RABINO SACKS CONDENA MISTURA DE RELIGIÃO E POLÍTICA


A consequência de confundir a linha entre política e judaísmo pode ser significativa, disse Sacks

Rabinos judeus americanos estão errando ao endossar – e se opor – ao presidente Donald Trump, de acordo com Jonathan Sacks, o ex-rabino-chefe da Grã-Bretanha que disse que sempre evitou cuidadosamente mostrar afinidade por qualquer candidato em particular.

30 de agosto de 2020

CURIOSIDADE: OS HOMOSSEXUAIS TAMBÉM FORAM VÍTIMAS DO NAZISMO


Os nazistas consideravam as relações homossexuais um comportamento “anormal” e “efeminado”, que por não produzir descendentes ameaçavam as políticas nazistas de encorajamento à reprodução de “arianos”


Embora os judeus fossem os alvos principais do ódio nazista, não foram os únicos a serem perseguidos. Outros indivíduos e grupos também eram considerados “indesejados” e “inimigos do Estado”. Após haverem silenciado a voz de seus opositores políticos, os nazistas expandiram o terror a outros povos “marginalizados”.

Em torno de 54 mil homossexuais foram condenados durante o regime nazista. Sete mil foram mortos em campos de concentração. Próximo ao Memorial do Holocausto, um monumento é inaugurado em memória às vitimas.

CURIOSIDADE: A ORIGEM DA PALAVRA "HOLOCAUSTO" (ὁλόκαυστος)


Prisioneiros famintos no campo Mauthausen, em Ebensee, Áustria, libertados pelas forças estadunidenses em 5 de maio de 1945

Holocausto (em grego: ὁλόκαυστος, holókaustos: ὅλος, "todo" e καυστον, "queimado"), também conhecido como Shoá (em hebraico: השואה, HaShoá, "a catástrofe"; em iídiche: חורבן, Churben ou Hurban, do hebraico para "destruição"), foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra.

ALÉM DOS JUDEUS, OS CIGANOS TAMBÉM FORAM VÍTIMAS DO NAZISMO


Dentre os grupos que o regime nazista e seus parceiros do Eixo marcaram para a perseguição e eliminação por motivos raciais estavam os ciganos roma (OBS: rom singular; roma plural)

Os nazistas consideravam os roma como "racialmente inferiores" e nisto tinham o apoio de muitos alemães, não necessariamente nazistas, que tinham preconceito social contra aquele grupo étnico. O destino dos rom pode ser, de certa forma, comparado ao dos judeus: sob o regime nazista, as autoridades alemãs os submeteram ao aprisionamento arbitrário, trabalho escravo e assassinato em massa.