1 de setembro de 2020

VOO DA EL AL (ELעלALאל) POUSA NOS EMIRADOS ÁRABES APÓS SE TORNAR O 1º AVIÃO ISRAELENSE A CRUZAR A ARÁBIA SAUDITA


A bordo estavam o conselheiro sênior do presidente Donald Trump, Jared Kushner, e o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, bem como o chefe do Conselho de Segurança Nacional de Israel, Meir Ben-Shabbat, entre outros

Em um marco histórico, um avião de passageiros israelense voou pelo espaço aéreo da Arábia Saudita na segunda-feira no primeiro voo direto sem ser de carga entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.

O voo 971 da El Al (ELעלALאל), transportando delegações israelenses e americanas de alto nível, voou para o sudeste, descendo por quase toda a extensão da Arábia Saudita para chegar ao seu destino em Abu Dhabi. Foi a primeira vez que um avião israelense recebeu permissão do reino para usar seu espaço aéreo.



Ao cruzar o espaço aéreo saudita, o jato Boeing 737-900, da frota de transportadoras nacionais de Israel, foi capaz de reduzir quase 4 horas de voo

A bordo estavam o conselheiro sênior do presidente Donald Trump, Jared Kushner, e o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, bem como o chefe do Conselho de Segurança Nacional de Israel, Meir Ben-Shabbat, entre outros.

Ao cruzar o espaço aéreo saudita, o jato Boeing 737-900, da frota de transportadoras nacionais de Israel, foi capaz de reduzir quase quatro horas de voo. Cerca de 1,5 horas após a decolagem de Tel Aviv, o avião zumbiu sobre Riade.

De Jerusalém, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conversou com membros de sua equipe a bordo do voo que pairava sobre Riade.

Em uma mensagem de vídeo compartilhada em suas contas nas redes sociais, o primeiro-ministro foi visto ao telefone com membros da delegação israelense, comemorando o “dia histórico” enquanto traçava o dedo sobre um mapa da Arábia Saudita e delineava a rota do voo.

O histórico voo da El Al de Tel Aviv para Abu Dhabi também aparentemente se desviou de sua rota de voo e entrou em Omã, dos Emirados Árabes Unidos, por vários minutos antes de cruzar de volta para os Emirados. O motivo para entrar no espaço aéreo de Omã não estava claro.

O piloto Tal Becker, falando da cabine enquanto o avião se preparava para decolar de Tel Aviv, confirmou a rota sobre a Arábia Saudita.

“Shalom, seja bem-vindo ao voo 971 da EL AL de Tel Aviv a Abu Dhabi”, disse Becker aos passageiros. “Estamos muito satisfeitos em recebê-los neste voo inaugural histórico de Tel Aviv para Abu Dhabi”.


Desde 2018, a Arábia Saudita permite que os voos da Air India para Israel usem seu espaço aéreo, mas não as companhias aéreas israelenses

“Este voo registra dois eventos significativos na história do Estado de Israel e na região, anunciando mais um passo em direção à paz regional – pela primeira vez uma aeronave registrada em Israel sobrevoará a Arábia Saudita e, após um voo sem escalas de Israel para os Emirados Árabes Unidos”.

“A duração do voo com a rota abreviada sobre a Arábia Saudita será de três horas e meia, ao invés do que seriam aproximadamente oito horas enquanto voamos para o leste”, explicou o piloto. “No final deste voo histórico sem escalas, as rodas desta aeronave, com a bandeira do Estado de Israel na cauda, pousarão na pista de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Este será mais um evento significativo em nossa história, assim como El Al estava presente quando a paz foi assinada entre Jerusalém, Cairo e Amã”.

“Estamos todos entusiasmados e esperamos mais voos históricos que nos levarão a outras capitais da região, levando-nos todos para um futuro mais próspero”, disse Becker.

“Desejando a todos nós salaam, paz e shalom”, concluiu ele, usando palavras em árabe, inglês e hebraico.

Desde 2018, a Arábia Saudita permite que os voos da Air India para Israel usem seu espaço aéreo, mas não as companhias aéreas israelenses, que precisam fazer um longo desvio pelo Mar Vermelho.

Citando fontes não identificadas, o Canal 12 disse que a Arábia Saudita autorizou o uso de seu espaço aéreo após receber um pedido de Washington e só concordou em fazê-lo porque uma delegação americana de alto escalão está a bordo do avião. Israel e a Arábia Saudita não têm laços formais, mas acredita-se que cooperem secretamente.

O número do voo, LY971, era uma referência ao código de chamada internacional dos Emirados Árabes Unidos. Um voo de volta para o Aeroporto Internacional Ben Gurion em Tel Aviv na terça-feira terá o número LY972, o código de ligação internacional de Israel.

A El Al pintou um logotipo da paz em árabe, inglês e hebraico no voo 971.



A El Al pintou um logotipo da paz em árabe, inglês e hebraico no voo 971

O voo foi encomendado e pago por Israel, mas organizado pelos EUA em coordenação com o governo israelense.

Durante a visita a Abu Dhabi, a delegação conjunta dos EUA e de Israel participará de “reuniões de trabalho” das equipes israelense-Emirados Árabes Unidos “em uma série de questões antes da assinatura de acordos de cooperação nas esferas civil e econômica”, informou o gabinete do Primeiro-Ministro em um comunicado.

Israel e os Emirados Árabes Unidos anunciaram em 13 de agosto que estavam estabelecendo relações diplomáticas plenas, em um acordo mediado pelos EUA que exigia que Israel suspendesse seu plano de anexar partes da Cisjordânia.

Os Emirados Árabes Unidos são apenas o terceiro país árabe a concordar em estabelecer relações oficiais com Israel, depois do Egito e da Jordânia. Autoridades israelenses e americanas expressaram esperança de que outros países do Golfo Árabe em breve façam o mesmo, com relações baseadas em interesses comerciais e de segurança mútuos, e sua inimizade comum com o Irã.

Preparando o caminho para a visita, o presidente dos Emirados Árabes Unidos emitiu no sábado um decreto abolindo uma lei de 48 anos que boicotava Israel, permitindo assim acordos comerciais e financeiros entre as duas nações.

. Fonte:

Times of Israel - 31 de agosto de 2020

https://www.conib.org.br/voo-da-el-al-pousa-nos-emirados-arabes-unidos-apos-se-tornar-o-primeiro-aviao-israelense-a-cruzar-a-arabia-saudita/

Nenhum comentário: