3 de setembro de 2020

ARÁBIA SAUDITA CONCEDE DIREITOS PERMANENTES DE VOOS ENTRE ISRAEL E EMIRADOS ÁRABES UNIDOS


A duração do voo com a rota reduzida sobre a Arábia Saudita será de 3 horas e meia, em vez do que seriam aproximadamente 8 horas


Em outro avanço para a reaproximação de Israel com o Golfo Árabe, e uma grande vantagem para as viagens aéreas israelenses, a Arábia Saudita anunciou na quarta-feira que permitirá que voos de todos os países cruzem seu espaço aéreo em viagens de ou para os Emirados Árabes Unidos.


Minutos antes da decolagem, o capitão Tal Becker anunciou o que muitos esperavam que fosse o caso: o Boeing 737-900 cruzaria a Arábia Saudita

O anúncio, que se seguiu ao primeiro voo sem escalas israelense para Abu Dhabi – que pela primeira vez cruzou o espaço aéreo saudita – foi anunciado pela Agência de Imprensa Saudita, de propriedade estatal.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu saudou o anúncio como um “grande avanço” que ajudará a economia israelense e reduzirá o custo das passagens.

“Há anos venho trabalhando para abrir os céus entre Israel e o Oriente. Foi uma notícia espetacular, há dois anos e meio, quando a Air India recebeu aprovação para voar diretamente para Israel”, disse ele.

“Agora há outro avanço tremendo: aviões israelenses e aqueles de todos os países poderão voar diretamente de Israel para Abu Dhabi e Dubai, e de volta. Os voos serão mais baratos e mais curtos, o que resultará em um turismo robusto e no desenvolvimento de nossa economia”.

A nova política saudita “abrirá o Leste”, continuou o primeiro-ministro.

“Quando você voar para a Tailândia ou para qualquer outro lugar da Ásia, economizará tempo e dinheiro. Esta é uma notícia incrível para vocês, cidadãos de Israel. Esses são os benefícios de uma paz genuína”, disse ele.

Em uma declaração filmada, Netanyahu agradeceu a Jared Kushner, conselheiro sênior do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e ao governante de fato dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Zayed, por sua “importante contribuição” na implementação da nova política saudita.

Kushner estava a bordo do voo histórico de segunda-feira de Tel Aviv a Abu Dhabi, de onde foi para Manama e Riade para defender a normalização com Israel.

“As perspectivas para o processo de paz na região e a necessidade de retomar as negociações entre os lados palestino e israelense para alcançar uma paz justa e duradoura também foram discutidas”, disse a Agência de Imprensa Saudita após o encontro de Kushner com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.

Marc Schneier, um rabino residente em Nova York que tem laços estreitos com vários estados do Golfo e há muito defende a normalização com Israel, saudou a nova política saudita, mas enfatizou que Riade continua devotada à causa palestina.

“O anúncio de hoje é histórico e também sinaliza o início do aquecimento das relações entre o Reino da Arábia Saudita e Israel”, disse ele ao The Times of Israel. “Embora eles ainda estejam profundamente comprometidos com o povo palestino, este primeiro passo é grande e deve ser comemorado”.

“Esperamos que os relatos da mídia estejam corretos, o que permitirá à El Al sobrevoar o espaço aéreo da Arábia Saudita. Precisamos aprender como isso pode ser implementado e autorizado formalmente”, disse Stanley Morais, diretor interino para assuntos internacionais da El Al, ao The Times of Israel.

Na segunda-feira, o voo 971 da El Al levou uma delegação conjunta dos EUA-Israel a Abu Dhabi para conversas com autoridades dos Emirados para estabelecer as bases para o acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos antes de um acordo de paz a ser assinado nas próximas semanas.

Minutos antes da decolagem, o capitão Tal Becker anunciou o que muitos esperavam que fosse o caso: o Boeing 737-900 cruzaria a Arábia Saudita.

“Este voo registra dois eventos significativos na história do Estado de Israel e na região, anunciando mais um passo em direção à paz regional – pela primeira vez uma aeronave registrada em Israel sobrevoará a Arábia Saudita e, após um voo sem escalas de Israel, pousará em Emirados Árabes Unidos”, disse ele, primeiro em inglês e depois em hebraico.

“A duração do voo com a rota reduzida sobre a Arábia Saudita será de três horas e meia, em vez do que seriam aproximadamente oito horas.”

. Fonte:

CONIB - 2 de setembro de 2020

https://www.conib.org.br/arabia-saudita-concede-direitos-permanentes-de-voos-entre-israel-e-eau/

Nenhum comentário: