30 de agosto de 2020

CURIOSIDADE: OS HOMOSSEXUAIS TAMBÉM FORAM VÍTIMAS DO NAZISMO


Os nazistas consideravam as relações homossexuais um comportamento “anormal” e “efeminado”, que por não produzir descendentes ameaçavam as políticas nazistas de encorajamento à reprodução de “arianos”


Embora os judeus fossem os alvos principais do ódio nazista, não foram os únicos a serem perseguidos. Outros indivíduos e grupos também eram considerados “indesejados” e “inimigos do Estado”. Após haverem silenciado a voz de seus opositores políticos, os nazistas expandiram o terror a outros povos “marginalizados”.

Em torno de 54 mil homossexuais foram condenados durante o regime nazista. Sete mil foram mortos em campos de concentração. Próximo ao Memorial do Holocausto, um monumento é inaugurado em memória às vitimas.


Parada nazista organizada em Viena, Austria

Assim como os judeus, os ciganos (Romani) eram alvos dos nazistas por serem considerados “não-arianos” e racialmente “inferiores”. Os ciganos viviam na Alemanha desde o século XV, e desde então sofriam com preconceitos. Eles também foram vítimas da discriminação oficial muito antes de 1933 [OBS: início do regime nazista]. Sob o regime nazista, as famílias ciganas nas principais cidades foram cercadas, fotografadas, tiveram suas impressões digitais registradas, e foram obrigadas a viver como prisioneiras em campos especiais sob guarda policial.

Os membros de um pequeno grupo cristão, as Testemunhas de Jeová, tornaram-se vítimas não por razões raciais, mas devido às suas convicções religiosas que as proibiam de se alistarem no exército ou mostrarem obediência a qualquer governo por meio de saudação à bandeira ou, no caso da Alemanha nazista, erguendo o braço para fazer a saudação “Heil Hitler”. Logo após Hitler assumir o poder, as Testemunhas de Jeová foram enviadas para campos de concentração, e as que não foram presas, em sua maioria, perderam seus empregos, benefícios de seguridade social, seguro-desemprego e todos seus direitos civis. No entanto, eles continuaram se reunindo, pregando e distribuindo panfletos religiosos.

Os homossexuais tornaram-se vítimas dos nazistas devido à sua opção sexual. Os nazistas consideravam as relações homossexuais um comportamento “anormal” e “efeminado”, que por não produzir descendentes ameaçavam as políticas nazistas de encorajamento à reprodução de “arianos”. Assim que Hitler assumiu o poder, as Tropas de Choque (SA) começaram a realizar batidas em bares homossexuais, onde muitos foram detidos e levados como prisioneiros para campos de concentração, dentre eles, dezenas e dezenas de adolescentes.

. Datas importantes: 

. 24 DE JUNHO DE 1933 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO BANIDAS DA PRÚSSIA

O governo nazista da Prússia, o maior governo estadual da Alemanha, baniu as Testemunhas de Jeová pois as mesmas se recusavam a fazer a saudação “Heil Hitler” e, a partir de 1935, a servirem ao exército alemão. Em 1936, os nazistas começaram a fazer detenções em massa dos membros daquele grupo religioso. Muitos deles foram presos em campos de concentração, e podiam ser encontrados encarcerados em praticamente todos eles. Em geral, as Testemunhas de Jeová se recusavam a renunciar às suas convicções religiosas, mesmo que pudessem ser liberadas dos campos ao assinarem uma declaração renunciando às suas crenças.

. 28 DE JUNHO DE 1935 - NAZISTAS ENRIJECEM LEI CONTRA O HOMOSSEXUALISMO

Os homossexuais alemães foram perseguidos pelos nazistas porque sua orientação sexual era considerada um obstáculo à preservação da nação alemã. Em 28 de junho de 1935 o estado nazista alterou o Parágrafo 175 do código penal alemão, e estabeleceu que até mesmo a amizade entre homens homossexuais seria considerada uma infração penal. Homossexuais que eles denominavam como “crônicos” eram mantidos em cadeias e prisões e, posteriormente, inúmeros foram enviados aos campos. Entre 5.000 a 15.000 homossexuais, a maioria alemães ou austríacos, foram presos nos campos de concentração, e eram obrigados a usar uma identificação em suas roupas, um triângulo rosa, que os marcava como homossexuais.

. 18 DE AGOSTO DE 1944 - LÍDER DO PARTIDO COMUNISTA EXECUTADO EM BUCHENWALD

Ernst Thaelmann, líder do Partido Comunista alemão desde 1925, e ex-candidato à presidência da Alemanha, foi executado no campo de Buchenwald. Ele foi assassinado pelos guardas das SS durante um bombardeio aéreo em uma fábrica nas redondezas. Thaelmann havia sido detido após o incêndio que destruiu o prédio do Reichstag (parlamento alemão) em 1933. Ele passou cerca de 12 anos como prisioneiro nos campos. Comunistas, social-democratas e sindicalistas estavam entre os primeiros grupos a serem perseguidos pelos nazistas.

. Fonte:

https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/enemies-of-the-state

Nenhum comentário: