5 de agosto de 2021

JUDAISMO: CURIOSIDADES



Durante a Era Medieval, relativamente poucos judeus viviam na Rússia. Mas quando a Rússia expandiu para o sul e para oeste, durante os séculos 16-18, o país conquistou regiões onde viviam muitos judeus. Mais de 1 milhão de judeus passaram a viver sob o reinado da Rússia.

JUDAÍSMO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL: VALORIZAÇÃO DA VIDA E SAÚDE MENTAL


A idealização da Or Avrohom – luz de Avraham - teve início quando, em fevereiro de 2001, a convite do Projeto Morashá e da J.A.C.S., o Rabino Dr. Abraham Twerski ZT”L veio ao Brasil

A instituição Or Avrohom (ORAM) luta, há anos, pela preservação da vida e da saúde mental das pessoas. Neste momento turbulento em que muitos têm dificuldades de lidar com suas próprias emoções, ansiedades e inseguranças, a ORAM recebe a todos de portas abertas, de forma sigilosa, com muito respeito e dignidade, prestando atendimento e acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

COMENTÁRIO SOBRE A ORAÇÃO SHEMÁ ISRAEL (שְׁמַע יִשְׂרָאֵל)


Apesar de ser relativamente curto, o Shemá Israel sintetiza a base do Judaísmo

O Shemá Israel consiste de três passagens da Torá – Deuteronômio 6:4-9 e 11:13-21, e Números 15:37-41. Há uma obrigação que recai sobre todos os homens judeus, ordenando-lhes dizer o Shemá Israel duas vezes ao dia – uma após o anoitecer e outra pela manhã. Segundo a maioria das opiniões (Talmud Bavli, Berachot 21a), essa obrigação é um mandamento da Torá e não uma lei rabínica. Essa é, pois, uma das razões para o Shemá Israel ser parte integral de nossas orações matutinas e vespertinas.

ISRAEL E A CALÚNIA DO "APARTHEID" - POR ANDRÉ LAJST


"Em 1991, estive em Israel pela primeira vez. Meus pais, meu irmão e eu nos mudamos para o país em setembro, após o fim da Guerra do Golfo", relatou André

André Lajst, de 35 anos, natural de São Paulo e cidadão israelense, é cientista político, mestre em Contraterrorismo pela Universidade IDC Herzlyia, doutorando em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Córdoba, na Espanha, e diretor executivo da StandWithUs Brasil.

Muitas são as provas de que a democracia israelense não admite segregação racial. Nomes como Salim Joubran, que foi juiz da Suprema Corte de Israel, e Mansour Abbas, membro da Knesset que recentemente foi alçado à integrante da coalizão que pode iniciar um novo governo, ajudam a desmantelar o argumento do apartheid, tantas vezes usado por grupos que desejam colocar em xeque o direito de Israel existir.