5 de agosto de 2021

JUDAISMO: CURIOSIDADES



Durante a Era Medieval, relativamente poucos judeus viviam na Rússia. Mas quando a Rússia expandiu para o sul e para oeste, durante os séculos 16-18, o país conquistou regiões onde viviam muitos judeus. Mais de 1 milhão de judeus passaram a viver sob o reinado da Rússia.

Durante os anos de 1840-1880, a população judaica nos Estados Unidos cresceu de 14.000 para 200.000 habitantes. A maioria desses imigrantes judeus originou de países onde se falava alemão; muitos deles haviam sido líderes de revoltas fracassadas na Europa. Esses imigrantes judeus se estabeleceram em diferentes cidades dos Estados Unidos, formando grandes comunidades em Nova Iorque, Cleveland, New Orleans, Albany e Buffalo.

No dia 25 de julho de 1943, o governo fascista italiano caiu. Tropas alemãs entraram na Itália na data de 8 de setembro de 1943. No dia 16 de setembro do mesmo ano, Giuseppe Jona, presidente da comunidade judaica de Veneza, cometeu suicídio. Ele preferiu se matar a entregar aos nazistas uma lista com os nomes de todos os membros da comunidade judaica.

A girafa é um animal que apresenta características que, de acordo com a Torá, fazem dela um animal casher: ela tem casco fendido e rumina. Mas não é uma tradição judaica comer esse belo animal, pois as girafas são raramente encontradas fora da África e ninguém sabe como fazer o abate casher delas.

A Anti-Defamation League, fundada em 1913, é uma importante e renomada organização mundial que luta contra o anti-semitismo. Os programas e atividades da Anti-Defamation League têm o propósito de combater o ódio e o preconceito.

Dia 20 de Av, no ano de 1558 da Era Comum, foi publicada a primeira edição do Zohar, a obra fundamental da Cabalá. O Zohar foi escrito por Rabi Shimon Bar Yochai, um dos nossos maiores Sábios e aluno de Rabi Akiva. Durante séculos, a obra não foi publicada ou divulgada, pois contém ensinamentos místicos que só deveriam ser ensinados para pessoas devotas que possuíam um profundo conhecimento do judaísmo. O Morashá.com contém artigos sobre o Zohar e sobre Rabi Shimon Bar Yochai.

Sir Moses Montefiore (1784-1885) fundou uma bolsa de valores em Londres e serviu como xerife da cidade. Foi nesta época que ele recebeu o título de "Sir" pela monarquia inglesa. Posteriormente, Montefiore se aposentou e passou a se dedicar a ajudar judeus oprimidos pelo mundo afora.

Os judeus que viviam sob domínio muçulmano adotaram costumes dos países onde viviam. Essa grande comunidade judaica foi originada na Babilônia (Iraque) e, posteriormente, emigrou para a Espanha, onde se estabeleceu. Na língua hebraica, a Espanha é chamada de “Sefarad”. Portanto, a cultura judaica que foi desenvolvida no mundo muçulmano é chamada de “Sefaradi”.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html

Nenhum comentário: