27 de março de 2019

FENÔMENO: CANTORA OFRA HAZA (עפרה חזה)


Ofra Haza (עפרה חזה) nasceu no seio de uma família de judeus do Iémen que emigraram para Israel

Ofra Haza (em hebraico: עפרה חזה) (Tel Aviv, 19 de Novembro de 1957 — 23 de Fevereiro de 2000) foi uma cantora israelense de raízes iemenitas que alcançou grande popularidade no Médio Oriente e internacionalmente.

26 de março de 2019

RELIGIÃO AINDA É RELEVANTE?


 A Ficção Científica tornou-se fato científico

Cyberspace, espaço cósmico, espaço interior. Mapas do genoma, globalização, viagens a Marte. Cartões e celulares inteligentes, bombas inteligentes, células-tronco. Não há como negar: vivemos em uma nova era. A Ficção Científica tornou-se fato científico. E a pergunta a ser feita é: nessa nova ordem mundial, com a ciência e a tecnologia mudando a maneira como vivemos, a religião ainda é relevante? Precisamos continuar nos submetendo a um código de leis antigo e aparentemente obsoleto, quando hoje vivemos uma realidade muito mais avançada do que os nossos antepassados?

Mas deixe-me perguntar: será que os Dez Mandamentos perderam sua “data de validade”? A fé e a dúvida, assassinato e adultério, roubo e ciúmes estão fora de moda?

NEUROLOGIA & ALMA


Somos informados pela Torá de que vida e consciência são providas por uma entidade espiritual que se oculta e é operadora da sofisticada máquina computadorizada que chamamos de corpo

Uma pergunta comumente feita é se há conflitos entre Torá e ciência. Na verdade, não há conflitos entre ciência e Torá a menos que a ciência sob discussão seja a verdadeira ciência, em oposição à popularizada pseudo-ciência que é comumente impingida sobre um público sem suspeitas e sem discriminação.

SHABAT ZAHOR: O SHABAT DA LEMBRANÇA


Samuel repreende Saul por ele não ter obedecido os mandamentos (mitzvot) de Deus

“Lembra o que Amalek fez contigo no caminho quando saíste do Egito. Que ele encontrou contigo no caminho, e derrubou todos os fracos que se desgarraram atrás de ti quando estavas fatigado e exausto; e ele não temeu a D’us. Por isso, quando o Senhor, teu D’us, te aliviar de todos os teus inimigos a sua volta, na terra que o Senhor teu D’us te dá como herança para possuí-la, apagarás a memória de Amalek debaixo do céu. Não esqueças!”

24 de março de 2019

IDIOMA BABILÔNICO DO EXÍLIO É "RESSUCITADO" APÓS 2 MIL ANOS


Os atores estudantis dramatizaram um conto popular de um tablete de argila de 701 aC intitulado 'O Pobre Homem de Nippur'”

Quase 2 mil anos depois de cair fora de uso, um especialista em lingüística da Universidade de Cambridge, Dr. Martin Worthington, aprendeu a falar babilônico antigo e não está apenas fazendo campanha para revivê-lo como uma forma de comunicação falada, mas fez um filme na língua antiga. Atualmente, o único idioma bíblico ressucitado com sucesso no mundo é o hebraico em Israel.

A REBELDIA DE LILITH (לילי)


Lilith (לילי) está presente em várias culturas e sua história é muito conhecida no meio hermético judaico

No ano de 325 d.C foi realizado o I Concílio de Nicéia, presidido pelo imperador romano Constantino. O Concílio teve como objetivo reunir bispos de todas as regiões onde em que havia cristãos para discutir e definir temas fundamentais do Cristianismo, tais como a data da Páscoa, e se Cristo era um ser criado (doutrina de Arius) ou não criado, e sim igual e eterno como Deus Seu Pai (doutrina de Atanásio). Além de condenar, rejeitar e retirar da Bíblia os chamados evangelhos apócrifos (ou gnósticos), aqueles que, segundo o Concílio foram escritos sem a "inspiração Divina"por irem contra os dogmas estabelecidos pelos bispos.