26 de março de 2019

SHABAT ZAHOR: O SHABAT DA LEMBRANÇA


Samuel repreende Saul por ele não ter obedecido os mandamentos (mitzvot) de Deus

“Lembra o que Amalek fez contigo no caminho quando saíste do Egito. Que ele encontrou contigo no caminho, e derrubou todos os fracos que se desgarraram atrás de ti quando estavas fatigado e exausto; e ele não temeu a D’us. Por isso, quando o Senhor, teu D’us, te aliviar de todos os teus inimigos a sua volta, na terra que o Senhor teu D’us te dá como herança para possuí-la, apagarás a memória de Amalek debaixo do céu. Não esqueças!”


O nome Amalek em hebraico

Sendo este o Shabat antes de Purim, no qual celebramos a frustração do plano de Haman, o amalekita, para destruir o Povo Judeu, a Parashá da semana é complementada com a leitura de Zahor (Devarim 25:17-19) na qual somos ordenados a lembrar a maldade de Amalek e a erradicá-la da face da terra.

. Resumo da Haftará Zahor - I Shmuel 15:2-34

A Haftará especial desta semana discute o mandamento de D’us para que o povo de Amalek seja destruído, como vingança pelo ataque não-provocado de Amalek aos israelitas que é descrito na leitura da Torá de Zahor.

O Profetoa Shmuel transmite ao Rei Shaul a ordem de D’us para que trave uma batalha contra o amalekitas e que não deixe sobreviventes – tanto humanos quanto animais. O Rei Shaul mobiliza os soldados israelitas e ataca Amalek. Eles matam toda a população com exceção do Rei Agag e eles também poupam as melhores cabeças de gado e de carneiros.

D’us Se revela ao Profeta  Shmuel: “Eu me arrependo por ter feito Shaul rei”, diz D’us, “pois ele desistiu de seguir-Me e ele não cumpriu Minhas palavras”.
Na manhã seguinte, Shmuel viaja até Shaul e o confronta. Shaul se defende dizendo que o gado foi poupado para ser usado como oferenda para D’us.

O profeta responde: “Terá D’us maior prazer nas oferendas queimadas e oferendas de paz do que na obediência à Sua voz? Obediência é melhor que uma oferenda de paz; escutar, do que a gordura dos carneiros... Já que tu rejeitaste a palavra de D’us, Ele te rejeitou como rei”.

Shaul admite seu erro e convida o profeta para que se junte a ele em seu retorno para casa. Shmuel recusa sua oferta. “O Senhor rasgou o reinado de Israel de ti, hoje, e o deu ao seu companheiro que é melhor que ti”.
Shmuel então mata o rei amalekita.

. Fonte: 

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3933711/jewish/Shabat-Zahor-O-Shabat-da-Lembrana.htm#utm_medium=email&utm_source=1616_revista_pt&utm_campaign=pt&utm_content=content

Nenhum comentário: