26 de março de 2019

RELIGIÃO AINDA É RELEVANTE?


 A Ficção Científica tornou-se fato científico

Cyberspace, espaço cósmico, espaço interior. Mapas do genoma, globalização, viagens a Marte. Cartões e celulares inteligentes, bombas inteligentes, células-tronco. Não há como negar: vivemos em uma nova era. A Ficção Científica tornou-se fato científico. E a pergunta a ser feita é: nessa nova ordem mundial, com a ciência e a tecnologia mudando a maneira como vivemos, a religião ainda é relevante? Precisamos continuar nos submetendo a um código de leis antigo e aparentemente obsoleto, quando hoje vivemos uma realidade muito mais avançada do que os nossos antepassados?

Mas deixe-me perguntar: será que os Dez Mandamentos perderam sua “data de validade”? A fé e a dúvida, assassinato e adultério, roubo e ciúmes estão fora de moda?


Será que os 10 Mandamentos perderam sua “data de validade”? A fé e a dúvida, assassinato e adultério, roubo e ciúmes estão fora de moda?

Mesmo com todos os extraordinários avanços na área médica e científica, será que a natureza humana realmente mudou? Não são as mesmas questões morais que enfrentaram nossos ancestrais que continuam desafiando a nossa própria geração? Dirigir uma carroça de bois ou um Mercedes, optar por agir com violência no trânsito ou ter um comportamento mais cortês, tudo são escolhas que devemos fazer.

Cuidar de pais idosos não é um assunto novo. As mesmas questões levantadas na Torá – rivalidade entre irmãos, cônjuges ciumentos e nações em conflito – continuam hoje ocupando manchetes nos jornais. Nós ainda permanecemos aqui, lutando para saber a diferença entre certo e errado, moral ou imoral, ético ou dissimulado, e nem mesmo o computador mais sofisticado na Terra é capaz de responder a essas perguntas para nós.

A Ciência e a tecnologia abordam o ‘como’ e o ‘que’ da vida, mas não respondem a pergunta ‘por que’.

Em primeiro lugar, por que estamos aqui? Por que devo ser gentil com meu vizinho? Por que minha vida deve ser mais digna do que de meu cão de estimação? A ciência e a tecnologia têm desvendado muitos mistérios que nos intrigaram por séculos. Mas eles não responderam uma única questão moral. Somente a Torá abordou o campo minado da moral. E essas questões são talvez muito mais relevantes hoje do que nunca antes na história.


A Ciência e a tecnologia abordam o ‘como’ e o ‘que’ da vida, mas não respondem a pergunta ‘por que’

A Torá é verdade e a verdade é eterna. Cenários vêm e vão. Estilos de vida mudam com a geografia. As histórias podem ser diferentes, mas o nível das questões interiores são muito familiares. Se antes precisávamos da Torá – hoje mais do que nunca precisamos dela.
Que possamos continuar encontrando orientação moral e a clareza nas verdades imutáveis em nossa sagrada e eterna Torá.

. Biografia do autor:

O Rabino Yossy Goldman nasceu em Brooklyn, Nova York. Em 1976 ele foi mandado pelo Lubavitcher Rebe, de abençoada memória, como um emissário Chabad-Lubavitch para servir a comunidade judaica de Johanesburgo, África do Sul. Ele é o rabino da sinagoga Sydenham Highlands North Shul desde 1986, presidente da South African Rabbinical Association, e um contribuidor frequente para o Chabad.org.

. Fonte:

https://www.beitchabad.org.br/library/article_cdo/aid/3325560/jewish/Religio-ainda-Relevante.htm

Nenhum comentário: