17 de novembro de 2018

ATOR MATEUS SOLANO VISITA A CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL (CJB)


O Rabino Ninton Bonder (esq.) e o ator Mateus Solano (dir.) na Sinagoga da CJB (RJ)

Mateus Solano, esteve no dia 17 de novembro, no Midrash Centro Cultural, fechando o Ciclo Ética e Maldade. O ator falou sobre a construção do seu personagem Felix, na novela Amor à Vida, de Walcir Carrasco (TV Globo). Acompanhado da esposa, Paula Braun, de sua mãe (segundo ele, a verdadeira Mammy Poderosa) e do padrasto, ele falou para uma plateia lotada. 

O QUE É BAT MITZVAH (בת מצוה)?


Descubra a versão feminina do Bar Mitzvah!

O Bat Mitzvah marca a maturidade religiosa das meninas dentro do Judaísmo. Entenda como a cerimônia foi introduzida na tradição. A cerimônia foi criada com o intuito de trazer as mulheres de volta às sinagogas. Assim, a tradição nascida nos anos 1920, fez com que as meninas deixassem de ser dispensadas de estudos religiosos por algumas correntes do Judaísmo. Assim como os meninos, o ritual inclui estudos, leituras e obrigações. Da mesma forma que o bar-mitzvá, exige um curso preparatório. Além disso, pode ser realizada em grupos ou de maneira individual.

O QUE É BAR MITZVAH (בַּר מִצְוָה)?


Ritual inclui estudos, leituras e obrigações

É a cerimônia judaica que marca a passagem de um garoto à vida adulta, aos 13 anos. A partir dessa idade, ele assume sua maioridade religiosa e passa a ter responsabilidades perante sua comunidade e suas tradições. A festa tem alguns rituais específicos da religião, que você confere a seguir, mas também pode incorporar algumas tradições comuns a qualquer aniversário, como bolo, presentes e comes e bebes.

15 de novembro de 2018

O QUE É JUDAÍSMO?


Judaísmo é a religião do povo judeu e a mais antiga tradição religiosa monoteísta (ética). Existem 14 milhões de judeus no mundo todo, e a maior parte deles mora atualmente nos Estados Unidos

O judaísmo é uma tradição matriarcal, o que, portanto, determina que um filho de mãe judia também será judeu. O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus", expressão, na maioria das vezes, mal interpretada. A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó. Os judeus são definidos atualmente como um grupo etno-religioso.

12 de novembro de 2018