17 de novembro de 2018

ATOR MATEUS SOLANO VISITA A CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL (CJB)


O Rabino Ninton Bonder (esq.) e o ator Mateus Solano (dir.) na Sinagoga da CJB (RJ)

Mateus Solano, esteve no dia 17 de novembro, no Midrash Centro Cultural, fechando o Ciclo Ética e Maldade. O ator falou sobre a construção do seu personagem Felix, na novela Amor à Vida, de Walcir Carrasco (TV Globo). Acompanhado da esposa, Paula Braun, de sua mãe (segundo ele, a verdadeira Mammy Poderosa) e do padrasto, ele falou para uma plateia lotada. 



De origem judaica, Mateus frequenta a Congregação Judaica do Brasil (CJB) desde criança e assim que o Midrash abriu se tornou um dos mantenedores do espaço

Muito simpático, falante e bem humorado, respondeu a todas as perguntas da plateia. Sobre o sucesso, ele disse que esse nunca foi o seu objetivo principal: “Meu objetivo é fazer personagens diferentes, que me enriqueçam. Nunca mirei o estrelado”. Ele disse que o que busca com seu trabalho de ator é que as pessoas se conheçam melhor e entendam suas próprias emoções, como a maldade do Felix. “Todo mundo tem seu lado mau. O Felix é uma grande válvula de escape. Ele faz toda a maldade que pensamos em fazer mas controlamos.” De origem judaica, Mateus frequenta a Congregação Judaica do Brasil (CJB) desde criança e assim que o Midrash abriu se tornou um dos mantenedores do espaço. “Entendo, admiro e endosso o Midrash. Acho que o Nilton Bonder está certíssimo em abrir as portas da comunidade judaica. Tudo o que for no sentido de abrir é fundamental”. A Sinagoga CJB fica localizada no bairro Barra da Tijuca (RJ).

. O que são "Midrashim"?

A costumeira tradução de Midrashim como "lendas," fábulas" ou "contos" é não somente inadequada, como na verdade, errônea. O termo "Midrashim" é derivado do radical hebraico darash, que significa pesquisar, investigar. O Midrash, então, é uma exposição dos pessukim (versículos) da Torá, que foi extraído por Nossos Sábios depois de eles terem sondado as profundezas de cada passuk e todas as palavras e letras ali contidas, na busca por seu verdadeiro significado.

Segundo a tradição Sinaítica, as palavras da Torá podem ser explanadas pelos Sábios de Torá em diversos níveis de entendimento. Todos eles são verdadeiros, pois D’us criou a Torá de tal maneira que cada uma de suas palavras e letras está imbuída de significado, dando margem a grande número de interpretações. 

. Fontes:

http://www.nosso.jor.br/mateus-solano/

http://www.chabad.org.br/datas/shavuot/a%20tora/midrashim.htm

Nenhum comentário: