30 de novembro de 2019

O MILAGRE DO HANUKKAH חנוכה) 2019): DE 22 A 30 DE DEZEMBRO


Hanukkah: Foi quando os gregos entraram na cidade de Jerusalém e profanaram o templo local dedicado a D'us

Conheça o Hanukkah, celebração judaica que acontece em dezembro. Judeus comemoram, durante o Hanukkah o milagre que aconteceu logo após a retomada do Templo de Jerusalém. Uma festa particularmente apreciada pelas crianças, com muita alegria e presentes. Essa é uma das definições do Hanukkah, festa judaica que significa inaugurar, acontece em dezembro e dura 8 dias.

28 de novembro de 2019

CABALÁ: OPORTUNIDADE DE TRANSFORMAR ESCURIDÃO EM LUZ


Quando você vê o negativo como bom, transformou escuridão em Luz

O Zohar ensina que a pessoa que está realmente conectada com a Luz do Criador é aquela que transforma escuridão em Luz e amargo em doce. Na prática, como transformar escuridão em Luz? Uma maneira de fazer isto é no meio de uma situação negativa conseguir ver o bem e ficar feliz. Quando você vê o negativo como bom, transformou escuridão em Luz. Em vez de ver a perda, veja o ganho por trás, veja a oportunidade de crescimento e transformação que é o verdadeiro objetivo da vida.

26 de novembro de 2019

NOSSA HISTÓRIA: OS 500 ANOS DO GUETO DE VENEZA


Os judeus de Veneza lá viveram durante quase 300 anos, até 1797, quando os muros foram derrubados por Napoleão

Há 500 anos, no dia 29 de março de 1516, a Sereníssima República de Veneza determinou que os judeus eram obrigados a viver numa área delimitada, que passou a se chamar “Ghetto”.  Os judeus de Veneza lá viveram durante quase 300 anos, até 1797, quando os muros foram derrubados por Napoleão. A longa e rica história dos judeus de Veneza foi lembrada no decorrer do ano de 2016 com uma série de eventos organizados pela comunidade judaica veneziana e a prefeitura da cidade.

24 de novembro de 2019

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


O Lago Kineret é o único lago de água doce em Israel. Localiza-se na Galiléia Oriental e tem o formato de uma harpa. A palavra hebraica para harpa é kinor; daí o nome do lago. Algumas fontes laicas se referem ao lago como o “Mar da Galileia”

A Torá ensina que todo mês contém um componente espiritual. Pessach é quando festejamos nossa liberdade física e espiritual; Shavuot é uma festa em que enfatizamos nossa dedicação à Torá; nos dois dias de Rosh Hashaná, todos os seres são julgados por D’us; Yom Kipur é o Dia do Perdão; e Purim é a festa de maior alegria para todo o povo judeu.